Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vange Leonel - Politicamente Responsáveis


Vange Leonel
Cantora, Escritora, Lésbica e Feminista Ciborgue
(Como está escrito em seu Blog)

Seja lá quem ou o que nos criou nos fez de todas as cores, raças, sexos, espécies e orientações sexuais. Mas quando alguém defende equiparação de direitos e tratamento ético para todos é taxado de chato-politicamente-correto. Claro que a reivindicação de direitos não deve ser rancorosa e eu acredito no poder revolucionário do humor. No entanto, os que se dizem contrários à “correção política” pecam igualmente pelo mau-humor (e falta de originalidade) quando, por exemplo, chamam feminista de mal-amada e ambientalista de eco-chato.

Confesso que não aprecio o termo “politicamente correto” porque acho correção algo mais apropriado para ambientes penitenciários. Prefiro a expressão “politicamente responsável”, que implica numa responsabilidade por aquilo que se fala e faz, correto ou não. Quando você apela para tiradas do tipo “toda loura é burra” ou “não sei por que bato, mas minha mulher sabe por que apanha” pode até arrancar um riso ou outro, mas a piada tem fôlego curto: vai ter graça só até o momento em que sua mãe, irmã ou filha apanharem do marido e uma loura te superar num teste de inteligência.

É sempre bom lembrar que não existe fato fora de contexto, generalização que sempre se sustente ou ação (ou piada) sem responsabilidade e conseqüência. Não há razão ou espírito na provocação pela pura provocação. Precisamos de mais discussões generosas, contextualizadas, grávidas de suas próprias contradições, não-inocentes e aprofundadas. Reduzir a questão entre os que são contra ou a favor da correção política é burrice.


Opinião dO Cachete:
Um belo texto!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)