Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Acidente com Elevador de Obras na Bahia 9 Mortos!

Morte de 9 operários gera protesto na Bahia

SINDICATO DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL CONVOCA; ELEVADOR EXTERNO CAIU DO 28º ANDAR EM OBRA, MATANDO TODOS OS QUE ESTAVAM NELE; VÍTIMAS FATAIS NO SETOR JÁ SÃO 15, ESTE ANO, EM SALVADOR; CAPACETES, LUVAS E BOTAS, RARIDADES NOS CANTEIROS
09 de Agosto de 2011 às 15:57

Rebeca Bastos_ Bahia 247 - Revolta, choro e silêncio. Esse era o clima nas imediações do Hiperposto, na região do bairro Iguatemi, onde está sendo construído o Empresarial Paulo VI. Por volta das 7 h desta terça-feira (9), um acidente vitimou nove operários que trabalhavam dentro de um elevador externo que caiu do 28° andar do edifício em obras. O acidente tem sido considerado pelo Sindicato dos Trabalhadores Indústria Construção Civil de Salvador (Sitracon) como o pior da história da construção civil na cidade.

A perícia técnica e as investigações policiais já estão em curso, segundo a titular da 16ª delegacia, Jussara Souza. “Todas as apurações estão sendo feitas para saber se ouve negligência, imprudência, ou imperícia por parte da empresa. Caso sejam diagnosticadas falhas os representantes legais da obra irão responder por homicídio culposo”, informou a delegada. O resultado da perícia sai em até 30 dias. Mas, segundo informações preliminares, a balança (como é chamado o elevador por técnicos da construção civil), tinha capacidade para até 12 pessoas e estava com nove no momento do acidente.

Mais cedo, o advogado da Construtora Segura, Fernando de Magalhães, informou que os familiares das vítimas receberão atendimento de uma equipe de psicólogos. A empresa também assumiu todas as responsabilidades dos velórios e sepultamentos das nove vítimas. Em comunicado oficial, a Construtora Segura informou que lamenta a tragédia e buscou se explicar. “O equipamento estava funcionando dentro dos parâmetros de segurança e em perfeito estado de conservação”, afirmou em nota.

Protestos e paralisação

Para o diretor de saúde e segurança do Sindicato dos Trabalhadores Indústria Construção Civil Salvador (Sitracon), Arilson Ferreira dos Santos, falta fiscalização das normas de segurança nas obras. É comum ver gente sem capacete, ou equipamentos sem manutenção. Segundo ele, o sindicato promoverá uma paralisação em todos os canteiros de obra da cidade hoje. Para esta quarta-feira (10), está prevista uma manifestação com saída do Campo Grande. O Sitracon irá iniciar a partir da sexta-feira (12), uma campanha por segurança no trabalho. "Precisamos chamar a atenção de toda a sociedade, dos empresários, dos trabalhadores, para os riscos que rondam os operários na construção civil da cidade, não podemos mais trabalhar assim”, enfatizou.

O representante do Sindicato da Central dos Trabalhadores do Brasil, Adilson Araujo, no entanto, informou que a taxa de acidentes em Salvador é acima da média e que a empresa já recebeu denúncias dos funcionários quanto a acidentes de trabalho. “Até agora, eram 6 vítimas fatais de acidentes em abras da construção civil em Salvador só neste ano, quase uma por mês. Com está tragédia, chegamos a 15 mortes, um número inadmissível para o século XXI, onde existem milhares formas de prevenção”. O sindicalista também informou que já está marcada para as 15 h da terça-feira uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho com o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, com representantes dos sindicatos de classe e com o patronato. Na pauta da reunião serão discutidas formas de combate ao alto índice de acidentes de trabalho na cidade.

Familiares e colegas lamentam mortes

Traumatizado com o acidente, o ajudante de carpintaria, Washington Santos, também estava trabalhando na obra do Empresarial Paulo VI. Ele não estava no elevador no momento do acidente, mas perdeu uma importante parte de si com a queda do elevador. O pai dele, o carpinteiro Martino Fernandes Santos, foi uma das 9 vítimas.

“Quando ouvi o baque, corri para ver se meu pai estava no elevador”, contou, aos prantos, Washington, que foi um dos primeiros a ver os corpos. “Foi imprudência da empresa, porque este elevador já estava com problemas há vários dias; a gente avisava aos responsáveis, que não ligavam para a situação, ou passavam graxa nos cabos, como se isso fosse resolver. A gente só continuava o trabalho, porque aqui todo mundo é pai de família”, lamentou, inconformado.

O operário José Raimundo Dias estava no elevador ao lado, junto com outros sete operários, quando ouviu os gritos e, logo em seguida, o barulho do impacto do elevador no chão. Assustados, eles desceram para conferir se havia sobreviventes. Em vão. “Na hora, sabia que não tinha condições de ter nenhum sobrevivente, o impacto foi muito forte”.

Opinião dO Cachete:
De elevador eu entendo um pouquinho. Um guincho de obra é um equipamento extremamente inseguro. O freio de segurança é feito na mão do operador. Em queda livre, ele não consegue puxar o freio. Esse equipamento tem que ser projetado com freio de acionamento autônomo (Limitador de Velocidade e Freio de Emergência associado). Enquanto as Construtoras e os fabricantes e instaladores de Guinchos de Obra não se conscientizarem desta necessidade, tragédias como estas continuarão acontecendo no Brasil. Nossas condolências aos familiares dos operários. E aos operários, que Deus e a espiritualidade maior o receba de braços abertos. Sejam benvindos à Pátria Espiritual!

Um comentário:

Rafael disse...

Segundo acidente em uma semana. Na Europa este tipo de elevador de obra não é mais usado, é PROIBIDO. Deve se incentivar o uso de elevador de cremalheira, mais caro, mas infinitamente mais seguro que este outro, além de não usar cabos para puxar cabina, possui freio de segurança de ação independente como os elevadores de passageiros convencionais.

Rafael

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)