Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

sábado, 10 de setembro de 2011

A Imprensa e o Postulado de Goebbels


"Uma mentira muitas vezes repetidas, torna-se verdade" - Joseph Goebbels.

Por que alguns jornalistas, em comum acordo com seu patronato, insistem em pregar a mentira da censura à imprensa patrocinada pelo PT?
Jamais se ouviu algum petista falar a palavra censura quando relacionada à mídia em geral. Se fala em "Marco Regulatório", ou ainda "regulamentação", mas censura eu nunca ouvi falar!

Tomemos o Código de Ética dos Jornalistas e comparemos apenas os 2 primeiros artigos com a famosa reporcagem da VEJA sobre as atividades do José Dirceu no Hotel Naoum.

Código de Ética dos Jornalistas

Capítulo I - Do direito à informação
Art. 1º O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.

Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:

I - a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e/ou diretores ou da natureza econômica de suas empresas;

II - a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;

III - a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão;

IV - a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as nãogovernamentais, deve ser considerada uma obrigação social;

V - a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.

Pergunto: Alguém já viu enterro de anão? E jornalista denunciado por quebra do código de ética, por repassar uma informação inverídica e imprecisa? Não???? Nem eu!

Não se sabe, até hoje, o paradeiro do Jornalista Gustavo Ribeiro. Foi abduzido por extraterrestres! Se a reportagem fosse verdadeira, haveria razão para tamanho desaparecimento?

O Problema é que os Barões da Mídia querem continuar destruindo reputações em letras de primeira página e se desculpando em notas de rodapé. E alguns jornalistas, massas de manobra por número limitado de bons postos, fazem o papel de boi de presépio e apenas concordam com eles. E avalizam a palavra censura, repetindo essa mentira até que ela se torne verdade. E o pior é que está dando certo....

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)