Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Sport Recife com Medo do Amigo do Cerra e do Amaury


A Coisa está séria...

Sport Recife com medo do amigo do Cerra e do Amaury

Saiu no Blog dos Amigos do Presidente Lula:

Sport Recife com medo de entregar estádio da Copa para antigo sócio de José Serra, condenado a 6 anos de prisão.
Para se situar melhor na notícia abaixo:

Plurisport é uma empresa de Vladimir Antônio Rioli, voltada para construção de estádios, de olho na Copa do Mundo.

Rioli foi sócio de José Serra (PSDB/SP) na empresa Consultoria Econômica e Financeira Ltda., desde 10 de março de 1986 (quando Serra deixou de ser secretário estadual de Montoro para candidatar-se a deputado federal) até 17 de março de 1995 (quando virou ministro do planejamento de FHC).

Em 2010, Rioli foi condenado a 6 anos de prisão por crime financeiro contra o BANESPA ocorrido em 1992, quando ainda era sócio de Serra. Leia os detalhes aqui.

Hoje, o Diário de Pernambuco publica esta notícia:
Os milhões secretos da Plurisport
Empresa favorita à construção da nova Ilha esconde do Sport quem será seu investidor

Um consórcio de lastro econômico desconhecido pelo próprio Sport e um presidente condenado por crime contra o sistema financeiro em São Paulo. Esse contexto faz parte da Plurisport, o consórcio favorito para ser confirmado amanhã como o projeto mais viável para o desenvolvimento do novo complexo do Rubro-negro, incluindo uma arena e centro empresarial, orçado em R$ 400 milhões. Segundo informações de bastidores, a avaliação deve constar no relatório da consultoria Deloitte, contratada para analisar três grupos interessados, a ser divulgado para os conselheiros leoninos no Colégio Salesiano.

O maior impasse nos postulantes está na garantia do dinheiro. Lusoarenas e Magna Pack, com os investidores Camargo Corrêa e Amsterdam Advisory Arena, respectivamente, pediram mais 15 dias para apresentar novos projetos e o clube não deverá estender o prazo. Já as conversas com a Plurisport começaram ainda em 2009, com as primeiras apresentações. No fim do ano passado, uma comitiva da empresa chegou a conceder uma entrevista coletiva à imprensa no Recife. Na ocasião, a TAG Investimentos, a estruturadora econômica do projeto da Plurisport – presidida por Vladimir Rioli -, apontou o grupo financeiro Credit Suisse como parceiro para a evolução da arena. Ontem, a reportagem do Superesportes entrou em contato com a assessoria de imprensa do banco, que negou qualquer participação na ação com os envolvidos. A notícia surpreendeu Harlan Gadelha, um dos três integrantes da comissão pró-arena criado pelo presidente Gustavo Dubeux.

´Até hoje, a Plurisport não declarou oficialmente quem seria o seu investidor oficial. Chegaram a condicionar a divulgação se houvesse uma assinatura de um protocolo de intenções, o que negamos`, disse Harlan. Questionado se o impasse não atrapalharia o oficialização da proposta, ele foi direto: ´É claro que preocupa. Não podemos sair de uma reunião como essa sem investidor`, disse o dirigente, que vai se reunir hoje com Luciano Bivar e José Aécio Vieira Filho, os outros dois integrantes da comissão. Na pauta, a lisura do consórcio, apesar da decisão de quinta-feira ser ´apenas` sobre a viabilidade financeira.

Porém, o Sport deverá se cercar de mais cuidados sobre as garantias do contrato. Uma nova comissão poderá ser formada apenas para colher dados sobre todos os tentáculos do consórcio Plurisport, o braço imobiliário da Pluricorp. Entre eles, a TAG Investimentos e a DBB Aedas, setor nacional do escritório de arquitetura nova-iorquino. Diretora da DDB, Anna Julia Dietzsch, foi sucinta: ´O eu que posso dizer é que ele (Vladimir Rioli) tem sido um grande parceiro`.

Mistério – Nem mesmo o design da Ilha ainda não é de conhecimento geral no clube, pois a concepção gráfica só será divulgada hoje. Há pelo menos quatro anos a Plurisport apresenta arenas multiuso a clubes brasileiros com ofertas pra lá de generosas, sem despesa alguma para os times em troca de um novo estádio, tendo como ônus a exploração comercial durante 30 anos.

A ação não está restrita aos clubes de renome nacional, com forte visibilidade regional. Paralelamente ao projeto rubro-negro, mantido sob sigilo, a empresa sediada no Parque Villa Lobos, em São Paulo, vem mantendo conversas com Remo/PA e Botafogo de Ribeirão Preto/SP. Em ambos os casos, ofertas de novas arenas a clubes que também já possuem estádios. No caso, o estádio Santa Cruz (40 mil lugares) no interior paulista e o Baenão (22 mil), em Belém. Projetos de R$ 80 milhões, com a promessa de captação de recursos junto a investidores. No caso do Remo, o consórcio seria liderado pela Pluribank SA. Nenhum dos dois andou.
Por: Zé Augusto
Sobre o que diz a Istoé:
Ex-sócio de Serra foi responsável por operações fraudulentas em parceria com Ricardo Sérgio
(…) A Operação Banespa que ajudou Ricardo Sérgio a internar dinheiro de paraísos fiscais foi aprovada pelo então vice-presidente de operações do Banespa Vladimir Antônio Rioli. Na época, o senador José Serra (PSDB-SP) era sócio de Rioli. De acordo com o contrato social, Serra tinha 10% das cotas da empresa Consultoria Econômica e Financeira Ltda. Rioli foi companheiro de militância de Serra e do falecido ministro das Comunicações Sérgio Motta na Ação Popular (AP), movimento de esquerda da década de 60 – e arrecadador de recursos para campanhas do PSDB juntamente com Ricardo Sérgio. Por Amaury Ribeiro Jr., da Revista IstoÉ, 24/5/2002..[+]

A reportagem é do Amaury Ribeiro Jr, o autor de “Os Porões da Privataria”. A propósito, leia aqui o prefácio do livro do Amaury, que está para sair.

Paulo Henrique Amorim


Opinião dO Cachete:
O leaozinho que se cuide! Tem gente de olho na graninha dele!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)