Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

sábado, 21 de abril de 2012

Documentário: A Arma Secreta de Israel

Engolido do redecastorphoto

Título Original: Israel's Secret Weapon, 2003, (44 minutos)
Realização: Olenka Frenkiel, BBC.
Tradução e legendas: Malandro (Português)
Fundamental! - Sinopse de Malandro
Enviado por João Pedro (Liberdade 074)

Mordechai Vanunu
A Arma Secreta de Israel é um documentário realizado pela BBC em 2003, que conta a história de Mordechai Vanunu, o denunciante das armas nucleares israelitas, que foi sentenciado a 18 anos de prisão pelo seu Governo, dos quais 11 foram passados em isolamento.

Tendo sido transmitido pela primeira vez em 2003, poucos dias antes do início guerra do Iraque, este é um importante documentário que nos mostra como a suposta “única democracia do Oriente Médio”, raptou um dos seus cidadãos em solo estrangeiro, tendo depois julgado-o secretamente, por este ter revelado ao mundo aquilo que já se suspeitava. Que Israel tem um programa nuclear bastante avançado, calculando-se que o país possui um arsenal nuclear com cerca de 100 a 200 bombas atômicas, as quais, nunca foram inspecionadas pela comunidade internacional.

Este é um dos poucos documentários realizados sobre o assunto e que nos revela também o secretismo existente na sociedade israelita em todos os seus setores.

Um documentário bastante atual. Basta para isso, trocar a então situação do Iraque com a atual situação do Irã, para verificarmos que a retórica usada é mesma. Dois pesos e duas medidas.

O mundo exige tudo do Irã e nada de Israel.

Opinião dO Cachete:
Documentário fundamental para que se entenda a democracia seletiva dos Estados Unidos e dos países satélites deles...

Um comentário:

Blumen -Rio disse...

Com interesse assisti ao vídeo.
Que por si esclarece a ação delatora, as circunstancias de Estado e a liberdade ainda que relativa com que terceiros compartilham seus pontos de vista.
Alguém ignora as clausulas pétreas que regem as obrigações nos contratos de trabalho de pessoas em áreas de interesses de segurança nacionais, inclusas as brasileiras.
Bom lembrar que o caso em si é ainda mais agudo, trata-se de um país em estado de guerra conforme declaração de vizinhos.
Instalações Nucleares:Fatos assemelhados em maior ou menor grau são compartilhados e se alternam geo politicamente por grupos antagônicos.
Comparem com nosso Brasil, onde fatos não menos importantes, mas seguramente de menor risco potencial como "Os porões e documentos de 64" até hoje são inacessíveis.
Think About

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)