Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cai, Cai, Tanajura!

1737e03d657f37a6cc51d4225093583e.jpg
Foto: Gilvandro Gurgel/Flickr


Por Ricardo Braga

Quando menino, uma das minhas curtições mais alegres era apanhar tanajuras, que voavam aos milhares logo que ameaçava a chover, em busca de acasalar. Vez ou outra eu levava uma mordida braba, que fazia o sangue escorrer pelo dedo.

A tanajura é a fêmea da formiga saúva, ou de roça, do gênero Atta. Ao deixarem seus ninhos, saindo por entre bananeiras e até de frestas da calçada, eram apanhadas por um bando de crianças e adultos, que não poupavam nem aquelas em voo, sendo derrubadas com galhos de mato, em uma festa que geralmente antecedia a noite.

Como era bom juntar centenas delas em uma lata, arrancando-lhes antes a cabeça e o tórax, só deixando o abdome. Parecia ruindade de menino perverso, mas malvadeza de criança é aprendizado. O que queríamos mesmo era a bunda da tanajura, que levávamos ao fogo em uma panela, derretendo sua gordura para deixá-la assadinha.  Bastava acrescentar um pouco de sal e estava pronto. Agora era comer pura, com farinha e, às vezes, tomando café.


Depois descobri que esse era um hábito muito difundido na zona rural, chegando ao ponto de serem vendidas na feira a quilo, sendo curtição comê-las com cerveja ou cachaça, ou ainda usadas como presente para amigo do peito. Mais ainda, descobri que os índios já a consumiam assim e que seu nome em tupi-guarani significa formiga que se come.

Interessante é saber que aquelas formigas grandes, que pareciam impotentes diante da nossa sanha, são as mesmas saúvas que devoram plantações, cortando e transportando as folhas e talos para o ninho debaixo da terra, enfileiradas como adestrados soldados em campanha, levando cada qual uma bandeira. Folhas que não são comidas, mas que servem de substrato para crescimento do fungo que as alimenta.

Tamanha força, garantida por 100 milhões de anos de seleção natural, tornou o agricultor tão vulnerável que o naturalista francês Auguste Saint-Hilaire disse que ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil. Praga de tanta força que levou a métodos de controle com formicidas, muitos deles mortais não só para as formigas. 

Observando pelo lado do controle natural, tem-se que andorinhas, sabiás e tatus vivem atrás desses insetos para comê-los, reduzindo suas populações.  E o que fazíamos como crianças, se não isso? Depois de adulto, descobri que, ao nosso modo, praticávamos o controle biológico de populações de pragas de formigas!

Por isso hoje, ao ver crianças pulando de um pé só, levando mordida sem deixar de sorrir ao apanhar tanajuras, concluo que empregam método menos radical do que os científicos laboratórios de pesticidas. Elas só não cantam mais o nosso mantra: Cai cai tanajura, tua bunda tem gordura.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)