Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Carta Aberta do Diretório Acadêmico Demócrito de Souza Filho, Entidade Representativa dos Estudantes da Faculdade de Direito do Recife/UFPE, às Autoridades e à Sociedade Pernambucana


Muito poderíamos falar sobre o lamentável 20 de janeiro de 2012. Poder-se-ia falar sobre a horrível situação do transporte público, sobre o preço abusivo das passagens, sobre a má qualidade do serviço, sobre a falta de transparência na contratação do convênio ou, ainda, sobre a promiscuidade das relações entre o empresariado do transporte metropolitano e os detentores do poder local.

Mas, hoje, devemos falar sobre um assunto muito mais importante. Vamos falar não somente sobre uma agressão à integridade física das pessoas, mas sobre uma cruel agressão ao que existe de mais sagrado em nosso país: o direito das pessoas de se reunirem livre e pacificamente para manifestarem suas opiniões.

Talvez não haja nada mais clichê no discurso do movimento estudantil do que a recorrência à bravura daqueles que durante o regime totalitário lutaram pela democracia. Mas é inevitável não lembrar da ditadura militar ao ver o Batalhão de Choque da PM disparar contra estudantes reunidos numa praça. Poderíamos dizer, por isso, que ontem seria um dia para ser esquecido. Mas não. Ontem não é um dia para se esquecer. Ontem é um dia para ser lembrado. Para que nós não nos esqueçamos que a democracia não é algo pronto, não é um presente que recebemos da alguns homens engravatados reunidos em assembleia.

Democracia é um presente que o povo dá a si mesmo dia após dia, e que a consolidação desse ideal democrático é um dever de cada cidadão. A democracia não é um “lugar” onde não existem erros. É um lugar onde os erros podem e devem ser corrigidos. Diante do incontestável erro que aconteceu ontem é que nós do Diretório Acadêmico Demócrito de Souza Filho viemos lembrar às autoridades do seu dever para com as instituições democráticas desse país.

É preciso lembrar ao governador Eduardo Campos, comandante chefe da Polícia Militar de Pernambuco, que a Constituição deste país, à qual ele jurou fidelidade, protege em seu mais sagrado artigo o direito à livre manifestação, e que um pedido público de desculpas não seria só de extrema conveniência política, mas principalmente um dever diante da democracia e de um Estado que teve tão brilhantes defensores desta, como o ex-governador Miguel Arraes.

Devemos também lembrar ao Reitor Anísio Brasileiro que ele jurou, em campanha, há poucos meses, defender a Universidade Federal de Pernambuco, e que nem nos tempos da ditadura militar ou mesmo do império seria admissível que uma força estadual atacasse uma instituição federal.

E, por fim, gostaríamos de esclarecer à Diretora da Faculdade de Direito do Recife, Luciana Grassano, que o patrimônio da nossa Casa foi, sim, gravemente violado. Porque a FDR não são vigas, concreto e mármore. Nós já nos mudamos de prédio várias vezes e continuaremos a existir ainda que rua o prédio centenário, porque nossa Casa é um patrimônio cultural e histórico do povo brasileiro. Ela é símbolo da nossa emancipação. Nossa Casa é casa de ideias e de luta. Ideias e luta por um sonho: o de uma sociedade de justiça e liberdade. Sonho esse tragicamente ofuscado pelo pesadelo do dia 20. Diante disso, nós, estudantes desta casa, não ficaremos calados e esperamos que as autoridades também não se calem. Pois, se existe algo mais triste que o silêncio dos porões, é o silêncio da covardia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)