Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Arthur Virgílio: Tiro no Pé ou Tiro ao Alvo? É GUERRA!


Tiro no Pé ou Fogo amigo Intencional!???

Fonte: Brasil 247

QUEM NÃO SE LEMBRA DOS “ANÕES DO ORÇAMENTO”, QUADRILHA DE PARLAMENTARES QUE SE ORGANIZOU PARA MANIPULAR E ASSALTAR A PEÇA ORÇAMENTÁRIA NACIONAL? 

Quem não se lembra dos “anões do Orçamento”, quadrilha de parlamentares que se organizou para manipular e assaltar a peça orçamentária nacional? Alguns foram cassados, outros renunciaram para evitar a punição, certos deles enfrentaram a CPI e dela saíram ilesos, seja porque provaram suas inocências, às vezes até coagindo colegas investigadores de “rabo preso”. De lá para cá, pouco se fez para impedir novos delitos. A Comissão Mista de Orçamento permanece uma balbúrdia, os interesses menores prevalecem sobre as necessidades estratégicas da Nação, lobistas de empreiteiras agem à solta, apoiados em parceiros com assento no Congresso. Após o episódio dos “anões”, diversos outros problemas surgiram, sem alcançar a mesma repercussão. É corriqueiro, no dia marcado para se votar a Lei do Orçamento, certas figuras aparecerem na usualmente esvaziada sessão bicameral ameaçando o governo: “ou nos concedem isso e aquilo ou pediremos verificação de quórum e vocês verão que não se votará nada no dia de hoje”.As exigências são sempre de cunho clientelista ou de ética duvidosa. Jamais a defesa dos interesses dos estados que representam. Nunca o perfilamento a um ponto de vista elogiável.

Leio agora que a “base” de apoio a Dilma Rousseff ameaça não aprovar a necessária Desvinculação de Receitas da União (DRU), a menos que ela se renda à pressão fisiológica, à fome por cargos de segundo e terceiro escalões e ao pagamento de “x” milhões de reais de emendas parlamentares a cada “patriota” “revoltado” e ansioso por mais “carinho” oficial.

Se Dilma enveredar por esse caminho tortuoso, opaco, seu governo se esvairá na covardia e na mediocridade. Se se decidir a enfrentar a chantagem, merecerá contar com apoio episódico das oposições, se estas estiverem falando a sério para o País.

Quanto ao Orçamento, digo sem medo de errar: está para acontecer outro escândalo ao estilo dos “anões”. É só prestar atenção na sua confecção anual para concluir que as coisas vão de mal a pior. Essa lei, que deveria ser o momento mais nobre da atividade congressual, vem sendo tratada como instrumento de barganha, a peso de interesses inconfessáveis.

Acordemos, antes que o Brasil apodreça de vez.

*Diplomata, foi líder do PSDB no Senado

O Comentário no Brasil 247:

CCosta 13.10.2011 às 10:24
Claro que nos lembramos dos “anões do Orçamento", Senador. Lembramos também que o Sr. SÉRGIO GUERRA, atual presidente nacional do PSDB, seu partido, foi um dos que saíram “ilesos” da CPI, "inocentado" pelos seus colegas, “investigadores de rabo preso”. Curiosamente, depois desses acontecimentos, ele turbinou uma milionária criação de cavalos de raça e uma coleção de obras de arte, duas ocupações ótimas para a lavagem de dinheiro. Mas é uma coincidência, não é? É curioso também que, em 1998, o Diário de Pernambuco (http://www.dpnet.com.br/anteriores/1998/04/11/interior11_0.html) já falava do suntuoso haras de Sérgio Guerra e de sua criação de Mangalarga Marchador, na fazenda Pedra verde em Limoeiro, PE, mas o senador tucano declarou-o em 2002 como simples “Terra Nua” (http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2009/07/sg-declaracao-bens.jpg). Algumas pessoas maldosas dizem que o Senador ainda não tinha conseguido "esquentar" a propriedade. Mas não foi nada disso, não é. Foi "esquecimento", é claro.

Opinião dO Cachete:
Que tiro no pé, Senador! Ou este artigo teve endereço certo??? A(O) GUERRA está declarada(o)!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)