Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Surgem Nomes de Desaparecidos no Pinheirinho

Pretendo ir a São José dos Campos com amigos ver com os meus próprios olhos e ouvir com estes ouvidos o que de fato aconteceu por lá.
Na próxima segunda-feira, integrarei uma comissão de ativistas pelos direitos humanos, parlamentares, juristas e jornalistas que passará o dia no local.
À noite, haverá uma sessão pública na Câmara Municipal de São José dos Campos em que será feita uma denúncia formal sobre desaparecimentos.
Conversei hoje com várias pessoas, entre as quais o advogado das vítimas do Pìnheirinho e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José dos Campos, doutor Aristeu César Pinto Neto.
Ele confirma os nomes dos desaparecidos, conforme matéria divulgada no Terra e que me foi passada mais cedo por membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Cardoso.
Esses nomes foram divulgados na quarta-feira pelo portal Terra. Vejam os nomes
—–
por Bruno Cardoso
Conselheiro da CONEDH (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos)
Estive hoje junto com a Rede contra a Violência e com a Justiça Global visitando as famílias que foram desalojadas da comunidade Pinheirinho, em São Jose dos Campos, SP. Muita tristeza e lágrimas. Relatos dizem que houve mortos na desocupação, inclusive crianças.
Existem 05 desaparecidos:
• Ivo Teles dos Santos – 75 anos: denunciado por sua ex-mulher Ozorin Ferreira dos Santos.
• Edite Almeida de Lima – 80 anos, portadora de Alzheimer. Passou mal com a entrada da polícia e foi levada por ela ao Hospital Municipal do Parque Industrial. Os familiares foram ao hospital depois e a recepção informou que ela tinha tido alta e indo embora sozinha do hospital. Letícia, Lidiane, Caio (jornalista) e Rafael (jornalista) foram ao Hospital do Parque e um funcionário chamado Jerônimo informou que ela tinha passado por lá no domingo e sido levada por policiais, pois estava perambulando nas ruas. Teria sido atendida e fugido pelos fundos do hospital. Para mais informações, falar com Shirley e Rosana no Hospital para pegar o prontuário. Os denunciantes são Adélia Almeida da Silva (filha) e Michael da Silva (neto);
Nota do editor: há informações de que essa pessoa já teria sido encontrada, mas o autor da denúncia, Bruno Cardoso, não confirma.
• Josefa de Fátima Jerônimo (não se sabe se é de Pinheirinho mesmo) teria sido enterrada no Cemitério do Parque na segunda por doença no aparelho circulatório, mas, no Hospital da Vila e do Parque, não havia registro de entrada com esse nome;
• Gilmara Costa do Espírito Santo, Beto (esposo) e Lucas Costa do Espírito Santo. A denúncia é de Lourdes, tia de Gilmara e Cleudes Nascimento Pereira;
• Mateus da Silva (mãe Maria Lúcia da Silva) – 8 anos: Passou mal, entrou em estado de choque e foi levado pela polícia, que disse que o levaria ao hospital, mas ele desapareceu. A denúncia é de sua avó.


Fonte: Blog da Cidadania

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)