Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Israel Está Terceirizando o Cerco a Gaza Com os Gregos

Um País? Não! Um Grupo de Extermínio!

Daniela Kresch, especial para O GLOBO (internacio@oglobo.com.br)

TEL AVIV - O músico Dror Feiler, de 60 anos, nascido em Israel e radicado na Suécia, está furioso. Segundo ele, alguém sabotou o barco de bandeira sueca "Juliano" (em homenagem ao ator Juliano Mer-Khamis, assassinado em Jenin, em abril) para evitar que a embarcação, atracada no Porto de Pireus, na Grécia, faça parte da segunda "Flotilha da Liberdade". Diretor da ONG Judeus Europeus para uma Paz Justa, Feiler acusa Israel pelo dano - e pelo atraso no embarque para a viagem, marcada inicialmente para terça-feira.
O que houve com o barco "Juliano"?
DROR FEILER: Mergulhadores misteriosos sabotaram a hélice da embarcação. Por sorte, nós identificamos o problema, mas vai levar dois dias para o conserto.

E quem é o responsável pela sabotagem?
FEILER: Não sei. Mas os únicos a ganhar com isso são os israelenses. Estamos lutando contra a burocracia também. O governo grego está sucumbindo à pressão israelense e dificultando nossa viagem com burocracia e vistorias inesperadas. A verdade é que Israel está terceirizando o cerco a Gaza aos gregos.

Os participantes da flotilha vão levar armas?
FEILER: Não. Todos os participantes da flotilha assinaram um compromisso de não violência. Se acontecer algum confronto, será por causa dos israelenses. Estamos chocados com as alegações de Israel de que jogaríamos ácido nos soldados. São uma maneira de justificar as ações do Exército por antecipação.

No ano passado, Israel alegou que seus soldados foram atacados no navio turco Mavi Marmara e, por isso, nove ativistas morreram...
FEILER: Os dois primeiros mortos a bordo do Marmara foram assassinados antes mesmo de o primeiro soldado colocar os pés no navio. Isso, é claro, enfureceu quem estava a bordo, que partiu para o ataque. Depois, Israel, veio com a desculpa de que foi atacado primeiro.

O Hamas está envolvido nessa flotilha, como alega o governo de Israel?
FEILER: É mentira e Israel sabe disso. Somos 22 ONGs de todo o mundo com gente de todas as nacionalidades, até mesmo israelenses. Não representamos exércitos ou partidos, não temos grandes orçamentos ou equipamentos militares.

O senhor me soa cansado...
FEILER: Estamos cansados fisicamente, não temos dormido muito. Mas não vamos desistir. Vamos mostrar ao mundo que queremos justiça. Meu mote é aquela frase do Che Guevara: "Seja realista, exija o impossível." 


Recebido por e-mail do amigo Romero Senior

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)