Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Renato de La Rocha: A Imprensa Está Morrendo

Renato de La Rocha
Caros amigos e amigas.
Conforme já era esperado, o silêncio da grande imprensa (?) braZileira sobre o "livro bomba" - A PRIVATARIA TUCANA, está ensurdecedor.
O livro, que desmascara o assalto que fizeram nas privatizações promovidas pela gang do PSDB está imprenso e divulgando o que todas as pessoas, minimamente informadas, já sabiam - o golpe contra o patrimônio público para favorecer, financeiramente, grupos de pessoas e o PSDB.
O interessante neste episódio é que uma simples capa do folhetim Veja é capaz de mobilizar toda a grande imprensa contra o governo e contra o PT, mesmo que sem sustentação alguma (falsas) ou até com o uso de bandidos como "testemunhas", porém, quando é "contra", mesmo que "repleto de provas", o que vemos noticiado é NADA.
Há alguns anos, eu já pressentia que o fim da grande imprensa seria inexorável em decorrência da popularização da Internet, posto que, a grande imprensa, além de perder clientes, que eu denomino de "infelizes consumidores", iria também perder a credibilidade, pois ela não seria mais a "dona da notícia". Tanto é que, atualmente, qualquer notícia "manipulada" pela imprensa, em poucos minutos é desmentida através da internet.
Passado estes anos, hoje, constato que a grande imprensa não só perdeu clientes, mas perdeu, principalmente, qualquer resquício da credibilidade. Porém, este processo de descrédito vem acontecendo ao longo dos anos e se quisermos colocar um ponto de referência, podemos citar as eleições presidenciais de 1989, quando a grande imprensa "encampou" a eleição em favor do Collor.
Desde então, a grande imprensa assumiu o papel de Partido Político, sendo que, nas eleições de 2002, 2006 e 2010, fez campanha em favor dos candidatos do PSDB e por ter sido derrotada em todas as eleições, assumiu, declarada e descaradamente, o papel de oposição.
Porém, como diz o dito popular - "não há bem que sempre dure e nem mal que nunca acabe."
Assim, a grande imprensa, que é um dos males deste país, felizmente, está acabando, mas não só por causa da Internet - a "causa mortis" será: arrogância sem limites, agravada pelo total desprezo com os seus infelizes consumidores.
Embora alguns possam pensar que estou expressando um "desejo pessoal", as minhas afirmativas estão baseadas em dados estatísticos, que comprovam o declínio, nos 10 últimos anos, da grande imprensa em todo o país. O desespero é tão grande que, aqui em Caxias do Sul, a editora Globo está oferecendo "brindes" (revistas encalhadas) para ver se pega algum incauto.
Quem viver, verá.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)