Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Renato de La Rocha - A Tragédia Grega

Renato de La Rocha
Caros amigos e amigas.
 
Hoje, terminou a reunião do G20 e o resultado dela não poderia ter sido pior para a turma da zona do euro, posto que NADA FOI DECIDIDO, exceto a data para uma nova reunião em FEVEREIRO/2012.
A China, de quem muitos esperavam, colocou uma a pá de cal nas pretensões do Fundo Europeu ao dizer quenão colocaria um só centavo neste fundo. Fato aliás, que eu previ antes e escrevi para vocês, pois os chineses não confiam nos europeus. O Brasil, de quem também muitos esperavam receber grana, a Dilma não poderia ter sido mais honesta quando disse, sem meias palavras, que o Brasil não colocaria também nenhum centavo no Fundo Europeu e que "não" ajudaria, financeira e diretamente, a nenhum país da zona do euro. E disse mais: as reservas brasileiras são fruto do esforço e do sacrifício do povo brasileiro e não poderiam ser usadas para ajudar governos, entenda-se, governos irresponsáveis.
Porém, embora fora da pauta, a "tragédia grega" foi a principal estrela da reunião e não a sua pauta e nem os seus participantes, aliás, a falta de lideranças ficou, absurdamente, escancarada nesta reunião. Ninguém, ninguém mesmo, quis ou não soube mostrar um caminho para a zona do euro sair do buraco em que está. Obama, que muitos achavam que poderia ser um "líder", novamente, mostrou para o mundo que não passa de um marionete dos judeus.
O pior de tudo é ter que ver e ouvir os bacanas elogiarem as escolas de pós graduação inglesas, francesas e norte-americanas, dizendo que estas só produzem "gênios". Onde estão os "gênios"? Onde estavam os "gênios" antes da crise de 2008?
O fanfarrão do Berlusconi, estava com a cola entre as pernas, pois o seu cargo está em perigo. As bochechas da primeira ministra alemã, estavam nos joelhos e o Sarkozy, sem rumo, pois os bancos franceses são os maiores credores dos gregos.
Enquanto assisto à tragédia européia, fico pensando - agora, eles vão provar do próprio veneno, que, durante décadas, fizeram os brasileiros tomar como se fosse remédio. Dá-lhe recessão!!! Dá-lhe arrojo econômico!!! Dá-lhe sacrifícios para o povo!!! Tudo para salvar alguns grupos capitalistas do sistema financeiro.
Porém, engana-se quem pensa que será apenas a "tragédia grega", logo a seguir, virão as outras tragédias.
Hoje, a zona do euro está nunca encruzilhada e sem grana para tapar todos os buracos. O Fundo Europeu não tem grana suficiente para atender a demanda que será feita. Quem vai bancar a dívida grega e as outras que virão? Nesta zona do euro, que está uma "verdadeira zona", talvez a Alemanha seja a única a suportar o tranco, mas sozinha ela não sobreviverá também.
Nos anos que antecederam a crise de 2008, a zona do euro "endeusou" o liberalismo econômico e praticou o verdadeiro "deixa fazer" e jamais quis regulamentar o mercado financeiro. Em 2008, o mercado financeiro faliu. Governos colocaram bilhões de euros para salvar os bancos e "pareceu" que tudo tinha voltado ao "normal". Mais uma falácia bancada pela grande imprensa internacional. O socorro serviu apenas para "adiar" (até ontem) a grande crise - como pagar e quem vai pagar a conta? Para mim, não resta a menor sombra de dúvida - quem vai pagar a conta serão as populações da zona do euro. Esta novela nós a conhecemos bem, dinheiro público (do povo) para salvar "alguns" e todos pagam a conta. Este sim é o verdadeiro capitalismo, agora, chegou a vez de socializar os prejuízos.
Como sempre acontece, a corda rebenta na parte mais fraca - no povo. Por isso as populações da Itália, Grécia, Irlanda, Espanha, EUA e outras estão se revoltando, pois sabem que elas é que irão pagar a conta da ganância do sistema financeiro. Onde estão os "gênios" de Harvard? Onde estão os gênios de Oxford?
Durante a reunião do G20 a única líder que falou com "clareza" foi a nossa presidente Dilma, quando disse - é preciso adotar uma política de incremento na atividade econômica e evitar, a qualquer custo, a recessão. Não foi ouvida. A "receita" do FMI, dos gênios das escolas européias, vai aplicar a recessão.
Quem viver, verá!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)