Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Galeria Britânica Devolve Quadro Reivindicado por França

A galeria londrina Weiss Gallery aceitou devolver ao Estado francês o quadro “Christ portant la croix” do artista franco-alemão Nicolas Tournier, desaparecido de um museu de Toulose em 1818. A novidade foi anunciada esta quarta-feira pelo ministro da Cultura francês Frédéric Mitterrand.
“Christ portant la croix”. de Nicolas Tournier, esteve desaparecido quase 200 anos
“Christ portant la croix”. de Nicolas Tournier, esteve desaparecido quase 200 anos (DR)


“Estou muito agradecido à galeria Weiss de Londres por ter aceitado devolver voluntariamente ao Estado o quadro de Nicolas Tournier”, disse Mitterrand à AFP, frisando que a obra de arte foi confiscada durante a Revolução Francesa e posta em exposição no museu des Augustins, em Toulouse, de onde desapareceu em 1818, mantendo-se perdida durante quase dois séculos. 


“Este tesouro nacional pertence, de maneira inalienável e imprescindível, ao Estado”, acrescentou o responsável pela pasta da Cultura que, durante o fim-de-semana, reclamou a obra depois de esta ter sido posta à venda por 675 mil euros por uma galeria londrina na feira de arte Paris Tableau, em Paris. Ao ter tido conhecimento da situação, o governo francês impediu a saída da obra do país e formalizou o pedido de devolução do quadro. 



Mark Weiss, responsável pela conhecida galeria de arte, recebeu na quarta-feira um pedido formal do Ministério da Cultura francês a pedir uma negociação amigável para que o quadro de Tournier ficasse em França. Segundo explicou ao The Independent, Weiss ficou satisfeito “pelo tom correcto da carta”. “Nós permitimos que o governo francês tomasse posse do quadro. Eles agora aceitam que nós agimos sempre em boa fé e com completa transparência”. 



Apesar de a galeria ter permitido que o Estado francês fique com a obra, as negociações ainda estão a decorrer, desconhecendo-se para já em que condições “Christ portant la croix” ficará em França. Sabe-se que o Estado, além de não querer pagar o preço total da obra – por defender que o quadro é seu –, também não tem tanto dinheiro para investir, mas a galeria também já se mostrou disponível para baixar o preço .



Em comunicado, Frédéric Mitterrand explicou que, neste caso, o Ministério da Cultura está a agir em coerência com a política de reivindicação de obras de arte desaparecidas que pertencem a colecções públicas, destacando os recentes casos de sucesso de quadros recuperados: “Blanchisseuses souffrant des dents”, de Edgar Degas, e “La fille du pêcheur”, de Jules Breton.


Fonte: Portal Público


Opinião do Leitor Rui Martins:
Muito bem. Parabéns! 

Agora, França - imbuída no mesmo espírito justiceiro - pode também devolver as obras de arte que roubou a Portugal nas Invasões Francesas e que ainda hoje exibe nos seus museus:




Opinião dO Cachete:
O Rui Martins está certo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)