Renato de La Rocha |
Caros amigos e amigas.
Vou fazer uma pergunta, depois darei a resposta:
Por quê os "novos ditadores" militares do Egito não desejam largar o poder para os civis?
Creio, com muita convicção, que a resposta da pergunta acima não é conhecida nem por 0,5% da população brasileira. E você, sabe?
Como é do conhecimento de todos, os novos ditadores do Egito, apoiados pelos EUA, não querem saber de largar do poder para os civis, mesmo que para isso tenham que usar de toda a truculência contra o povo. Os protestos populares voltaram às ruas e as mortes dos protestantes também, sendo que, apenas nesta semana, foram 40 vítimas fatais. Porém, ao contrário dos alardes que a grande imprensa faz contra a repressão dos protestos na Síria, no Egito não conta, porque o Egito é "aliado" dos EUA e de Israel.
Agora, os EUA estão numa "sinuca de bico". Como sair desta nova embrulhada, afinal, o ditador deposto também era outro grande aliado dos EUA. Ninguém pode negar que a "primavera árabe" pegou os EUA com as calças na mão, pois, apesar de ter espiões espalhados pelo mundo afora e vigiar a tudo e a todos, estes não conseguiram prever nada.
Porém, para a tranquilidade dos judeus, os EUA se empenham ao máximo para que o Egito seja um "aliado".
A tal da "primavera árabe" no Egito apenas trocou o antigo ditador por uma "junta" de novos ditadores, que decidiu nomear como "1º ministro" o mesmo que fora ministro do antigo ditador, ou seja, a "primavera árabe" aconteceu apenas na imprensa, pois o povo egípcio continuará sendo submetido aos interesses dos EUA.
Mas o que deixa, de fato, os novos ditadores egípcios "agarrados ao poder" é a grana que os EUA dão para o exército do Egito - uma mixaria de OITOCENTOS MILHÕES DE DÓLARES AO ANO. Esta é a resposta da pergunta inicial.
Os EUA retiraram a sua contribuição de 60 milhões de dólares ao ano para a UNESCO em "protesto" pela aceitação da Palestina, mas despejam caminhões de dinheiro para corromper e manter o Egito como aliado dos judeus.
Outro "pequeno" grande detalhe - o exército egípcio é o 10º maior exército do mundo e é vizinho dos judeus, detalhe que faz os EUA forçar a barra para que o "comando" seja obediente a eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário