Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Renato de La Rocha: O Ocaso do Capitalismo

Renato de La Rocha
Caros amigos e amigas.

A “coisa” está muito pior do que dizem...

Apesar da grande imprensa braZileira e internacional se esforçarem ao máximo para amenizar a crise financeira global “pintando o quadro de dourado”, a situação econômica e social na Europa e nos EUA está deteriorando-se cada vez mais a cada dia que passa.
A grande imprensa comemora alguns pífios resultados da economia, enquanto a cidade de Atenas/Grécia está “pegando fogo”, bem como inúmeras cidades europeias, tais como: Madri, Lisboa, Bruxelas, Paris e outras cidades, cujas populações estão revoltadas, pois o povo não vai aceitar engolir a pílula da recessão econômica, nem mesmo que ela seja “dourada com ouro”, como a grande imprensa deseja.
Conforme profetizei, há alguns meses, dizendo que enquanto os governantes europeus e os banqueiros faziam as suas “manobras políticas” e “acordos espúrios” para salvar o sistema financeiro, esquecerem de perguntar se o povo estaria de acordo em “pagar a conta” pelo descalabro financeiro e pela ruína econômica provocados por eles.
Afora outros organismos financeiros internacionais, o Banco Central Europeu já despejou no mercado financeiro europeu mais de UM TRILHÃO DE EUROS para evitar o colapso do sistema e nos EUA a cifra não foi menor também. E o quê resultou disso tudo? Uma sobrevida para o “sistema”, ou seja, foi um soro na veia do moribundo.
Porém, ninguém comenta que estamos vivendo o OCASO DO CAPITALISMO LIBERAL, o qual foi implantado na Europa e nos EUA como se fosse a melhor das teorias capitalistas e que seria a redenção dos povos para a prosperidade e sem fazer esforço algum, posto que o “liberalismo econômico” faria o “milagre”.
E de fato fez o milagre – deixou uns poucos ricos mais ricos, a maioria pobre mais pobre e ainda criou milhões de miseráveis.
Hoje, se fizermos uma análise econômica e social dos EUA, sem sombra de dúvida, ele estará no patamar de um país de 3º mundo, apesar de muito bem armado. Porém, como todos sabem, as armas não alimentam ninguém, exceto aos poderosos donos da máquina de guerra.
Desta vez, simbolicamente, o “muro de Berlim” caiu para o “outro lado”, ou seja, do lado do capitalismo. Os capitalistas ainda vão espernear muito, mas de nada adiantará porque na economia não é possível enganar a todos por todo o tempo e a era da “mentira global” e do capitalismo selvagem terminou.
Hoje, restou apenas a “socialização” das dívidas feitas pelo inconsequente liberalismo e enquanto os governos puderem farão de tudo para salvar o moribundo capitalismo liberal.
O quê virá após o fracasso do capitalismo? Depois eu conto.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)