Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

terça-feira, 12 de maio de 2015

#Ocupe_Estelita: Resposta do Grupo Direitos Urbanos

É isso o que você quer para o Cais José Estelita???

Resposta do Grupo Direitos Urbanos a um texto difamatório tosco que tem circulado por aí.

COISAS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA SOBRE O ESTELITA

+ "Você sabia que a venda do terreno para construção e aprovação de 13 torres no Estelita foi realizada na gestão João Paulo/João da Costa?"
- Sabia que o grupo Direitos Urbanos realizou protestos na Prefeitura durante a gestão João da Costa e conseguiu suspender a aprovação uma vez com uma liminar? Você sabia que o grupo apóia a anulação do leilão e a responsabilização de todos envolvidos?
Além disso, você sabia que o partido de Geraldo era da base dessas gestões e tinha a vice-prefeitura quando o projeto foi aprovado por João da Costa? Sabia que foi Eduardo Campos que se omitiu e não exerceu o direito de preferência na compra do terreno deixando ele ser levado pela iniciativa privada?

+ "Sabia que Geraldo percebeu o dano do projeto original para a cidade e reabriu o debate, realizando 6 reuniões com o movimento Ocupe Estelita, Crea, empresários da construção civil, representantes das universidades e outras entidades? Além disso realizou 4 audiências públicas abertas à população?"
- Você sabia que Geraldo só “percebeu” o dano depois que nós ocupamos o terreno do Cais e que antes disso tinha repetido diversas vezes que não podia fazer nada do que foi obrigado a fazer depois? E sabia que nós ocupamos para evitar uma demolição "autorizada" por um alvará emitido de forma irregular pela Prefeitura de Geraldo e que está sob investigação CRIMINAL pelo Ministério Público Federal? E sabia que Geraldo só realizou a SEGUNDA reunião com o movimento após ocuparmos a Prefeitura e que só aconteceram DUAS reuniões com o movimento e não seis? Sabia também que mesmo com estas quatro audiências públicas a proposta que a Prefeitura fez, previamente acordada com as empreiteiras, não mudou praticamente em nada depois de quase um ano de teatro?

+ "Sabia que dessas audiências e do espaço aberto no site da prefeitura vieram mais de 280 propostas e que 80% delas foram aproveitadas na reformulação do projeto?"
- Você sabia que a sociedade nunca viu a sistematização dessas contribuições, uma explicação do que foi aceito e do que não foi aceito, um documento que mostrasse quais as principais propostas etc.? E que é mentira que 80% foi aproveitado porque, depois dessas contribuições, só uma nova diretriz foi incorporada e ela acabou não ficando no projeto de lei final?

+ "Sabia que depois das alterações exigidas por Geraldo o projeto pulou de apenas 35% de área pública para 65% aberto à toda população?"
- Você sabia que se você for lá e ler o texto da lei não tem isso em lugar nenhum? Você sabia que essa área adicional não é pública mesmo, é como o píer e a “ciclovia” na frente das Torres Gêmeas cujo acesso só liberaram depois de organizarmos um protesto lá? E sabia que foi alertado para a Prefeitura que era preciso mudar as regras das leis municipais para que isso se tornasse verdade e a Prefeitura ignorou ? E também sabia que nessa área "pública" estão contabilizadas as áreas das vias para carro e os jardins do prédio e não só parque para usufruto da população?

+ "Você sabia que o novo Plano Urbanístico aprovado por Geraldo para o Cais de Santa Rita, Estelita e Cabanga proíbe muros e grades, deixando o terreno do Estelita completamente aberto para o fluxo de pessoas das comunidades que moram atrás?"
- Você sabia que alguns prédios prevêem FOSSOS no lugar de muros e que isso é uma barreira do mesmo jeito? Você sabia que não adianta não ter grades se forem prédios isolados da rua como os da Ilha do Leite ou o acesso a essas áreas for impedido pelos seguranças particulares como aconteceu no píer das Torres Gêmeas?

+ "Sabia que Geraldo dobrou o número de ruas públicas dentro do terreno previstas originalmente no projeto, permitindo maior fluidez e permeabilidade do tráfego? "
- Você sabia que a Prefeitura não tem nenhuma garantia de que o DNIT irá autorizar a passagem sobre o Pátio Ferroviário ainda em funcionamento, que essa passagem é proibida por lei federal, e que, portanto, é possível que NENHUMA rua transversal possa ser aberta?

+ "Sabia que Geraldo exigiu como contrapartida das empreiteiras a construção de 200 unidades de habitação populares com distância máxima de 300 metros do terreno?"
- Você sabia que os representantes de Geraldo no Conselho da Cidade e na Câmara de Vereadores lutaram com todas as forças para impedir que fosse instituída na lei do plano essa contrapartida como uma regra para qualquer grande empreendimento na área, inclusive o Novo Recife?

+ "Sabia que Geraldo exigiu a demolição do viaduto de separa o Cais José Estelita do Cais de Santa Rita, devolvendo à cidade a vista do nosso belíssimo Forte das Cinco Pontas?"
- Você sabia que, na verdade, isso foi uma exigência do IPHAN já em 2012, antes de Geraldo assumir, e que, no fundo, não passa de uma consequência de regra de proteção do patrimônio histórico federal (decreto-lei 25/37)?

+ "Sabia que Geraldo reduziu em 2/3 a altura dos prédios próximos de prédios tombados naquela área?"
- Você sabia que isso corresponde a somente ⅕ do Projeto Novo Recife e que no resto a altura chega a 137m, quase a mesma altura das Torres Gêmeas?

+ "Você sabia que o líderes do movimento Ocupe Estelita e que incitam a radicalização são Sérgio Urt, Leonardo Cisneiros e Jampa Lima e Silva (todos pré-candidatos a vereador pelo PT e o PSol)? Sabia que este último é justamente o filho do ex-prefeito João Paulo, que aprovou a construção das Torres Gêmeas e vendeu o terreno do Estelita?"
- Você sabia que Geraldo é candidato a reeleição no ano que vem e que isso é legítimo (mas ataques anônimos não são)? Você sabia que esse tipo de “argumento” é atacar o mensageiro em vez da mensagem? Você sabia que os movimentos OcupeEstelita e Direitos Urbanos são compostos por milhares de pessoas e que, além dos citados, muito mais pessoas participam da construção mais ativa das ações, inclusive eleitores de Geraldo, de vários partidos, apartidários, anarquistas? Você sabia que os filhos não são responsáveis pelas decisões administrativas dos pais e que esse argumento é bisonho? Você sabia que uma campanha difamatória desse porte requer dinheiro, que não estamos em época de campanha eleitoral oficial e que esse dinheiro pode ter vindo de empreiteiras envolvidas tanto com o Novo Recife quanto com a Operação Lava-Jato?
- Você ainda sabia que a aprovação do projeto de lei que tenta legalizar o Projeto Novo Recife foi rechaçada como inconstitucional pelo Ministério Público de Pernambuco numa recomendação assinada por quatro promotores de áreas distintas?
- Você sabia que o MPPE alertou Geraldo Julio de que ele poderia estar cometendo um ato de improbidade administrativa, passível de cassação do mandato, caso continuasse insistindo em aprovar o plano de forma irregular?
- Você sabia que o Ministério Público Federal também foi contra a aprovação do plano?
- Você sabia que o plano para o Cais José Estelita e entorno foi “aprovado” numa reunião sem quorum, contrariando o regimento
- Você sabia que o Projeto Novo Recife prevê DOZE MIL viagens diárias de carro naquela área sem que a Prefeitura tenha apresentado um estudo de mobilidade sobre o impacto disso?
- Você sabia que o plano aprovado à força e de forma irregular por Geraldo e sua base na Câmara contém um artigo que dá ao Consórcio Novo Recife o poder de implodir todo esse processo de negociação que o prefeito diz ter feito e construir o projeto Novo Recife original?
- Você sabia que o plano tem várias outras ilegalidades que a propaganda difamatória da Prefeitura esconde e que você pode se informar melhor no Direitos Urbanos?
"Agora me diga quem está certo e quem está errado nessa história."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)