Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

PIB Caiu 0,8%... Chupa Essa Manga!

PIB Cresce 2,0% no Primeiro Trimestre de 2009 (8% ao Ano)!
"Esta queda de 0,8% não é queda propriamente dita. É "carry over" da queda de 3,6% do PIB de 2008. Explico.
Economistas confundem jornalistas e a si próprios quando comparam PIB's anuais, semestrais e trimestrais, uma vez que estão comparando o meio do semestre com o fim do trimestre, e não com o final do semestre ou do trimestre.
Neste caso, a queda do PIB de 15 de novembro até 31 de dezembro não entra no cálculo, e fica para o trimestre seguinte. Isso que fica para o trimestre seguinte é o "carry over".Queda do pib
Não temos os dados, mas, grosso modo, o PIB no primeiro trimestre CRESCEU 2,0%. Vide o gráfico ao lado.
A seta azul de queda de 3,6% é a queda do PIB no quarto trimestre de 2008 (veja os números aqui). E ficou sem ser noticiado o aumento de 2,0%, que pode ser até um aumento de 2,8%.
O dado que todos os jornais e economistas estão deivulgando é a seta em vermelho, de 15 de novembro até 15 de fevereiro, a "média" dos trimestres. A diferença varia entre 3,6% e 2,8%.
O que economistas e jornalistas NÃO estão publicando nem percebendo é o aumento de 2% a 2,8% do PIB em janeiro de 2009. Após uma queda de 3,6%, a única maneira de o resultado final ser de apenas -0,8% é ter havido um crescimento de 2,0% em janeiro.
-3,6 (novembro e dezembro) + 2,0 (janeiro) = -0,8 (trimestre).
Seguindo a mesma advertência, informamos, em fevereiro, que o setor automobilístico crescera 92%.
A FGV e o economista Celso Pastore estão totalmente equivocados ao afirmarem que estamos em recessão técnica por conta de dois trimestres recessivos. A recessão foi só no quarto trimestre de 2008.
Ou seja, nossos comentaristas econômicos estão noticiando o mesmo fato -- relativo a dezembro de 2008 -- uma dezena de vezes.
Atenção, Procon, Observatório da Imprensa, ecologistas, Ombudsman da Folha..."

Como dizia o Chacrinha.... "Eles vieram para confundir e não para explicar!"

15 comentários:

SHAMI disse...

agora você merece um prêmio.
Pode ser o cachete de ouro?
Bem que no meu tempo diziam que em certas escolas ,certas matérias eram só para gerar créditos.
Nesta você foi aprovado sem comparecer......
em tempo: quem gosta de porcentagens é PERNAMBUCANO.

SHAMI disse...

como ficaria em porcentagem esta nota GOVERNAMENTAL DE HOJE?:
O TCU revela que o governo do PT gastou 18 vezes mais (1800 %)?do que o previsto nos Jogos Panamericanos. O PT bate o recorde de todos os tempos em corrupção.
Falta agora um gráfico para mostrear melhor o que é 1800 %
abraços
karlos

Giovani de Morais e Silva disse...

Karlos, em todos os lugares que pesquisei encontrei a informação de superfaturamento de R$ 2,7 milhões. É muito? É! Entretanto, não vi nenhuma citação de 1800% do valor. Acho que é informação que saiu da cartola de algum PPSDEMOTUCANO. Sem pé, nem cabeça! O TCU está no seu papel e pelo jeito a grana vai voltar para os cofres públicos! Ou vc acha que a culpa é de Lula também? O Noblat acha que as tragédias da TAM, da Gol e do Air France são culpa de Lula... A Tsunami da Ásia/Oceania também deve ser... Obrigado pelo comentário! Abraço!

SHAMI disse...

verba voltar para o govêrno???
brincadeira tem hora!
Eu não falei LULA,falei PT que foi quem comandou o rapa na verba.
E jogar mais merda no ventilador não explica nada.
Noblat,tsunami é coisa que você tem na cabeça e na escrita para divagar nas escaladas de desmandos que ocorrem.
Quanto ao percentual divulgado é fácil para qualquer contador recém formado efetuar:
busca-se a proposta de gastos iniciais e o "que se pode descobrir"dos gastos finais.
Seria muita estupidez de qualquer cidadão aceitar que se faça gastos desta magnitude com verbas públicas e NÃO SE apresente a aplicação e explicação das mesmas.
Eu particularmente não aceitaria mais de 5% de desvio neste projeto,mas isto é para trato de engenharia.OU NÂO?
abraços
karlos

Giovani de Morais e Silva disse...

Desculpa, meu velho. Mas o contador que fez esses cálculos que vc citou devia estar bêbado ou mau intencionado... Quanto aos gastos e aos autores, a lei deve ser implacável... desde que provado! Karlos, seus textos demonstram certa irritabilidade... Me oferece o cachete de ouro... ironiza... através de eufemismo, me chama de ignorante... Tá puto, por que? Minha intenção é conversar amistosamente... Se vc não consegue, melhor não comentar! Abraço!

SHAMI disse...

Alô giovani
a "irritabilidade"foi em verificar mais desvios de nosso dinheiro e encontrar alguém disposto a amenizar ou contemporizar.Além de declarar de boca cheia ser favorável á políticos socialistas.Creio que nunca leu,viu ou comparou regimes socialistas com democráticos e espero que não atribua corrupção como inerente á democracia,pois estaria misturando as coisas.Estranho muito também existir alguém com nível razoável e até superior aos demais bolsistas deste país sugerir um regime oun apoiar esta turma que por onde passa ou se fixa só deixou miseria e atrasos.
Só isto!
abraços

SHAMI disse...

Alô giovani.
só para dar uma embelezada no papo.
Possuo identidade de estrangeiro da venezuela e mantenho algumas amizades por lá,assim que de certa forma posso falar de "boca cheia"o que está se passando por lá e posso lhe garantir que o macaco está afundando o país em mais algumas décadas de atrasos pela socialização moderna(existe isto ?).Lá como cá a corrupção é endêmica independente do partido,pois o que se passa é a total afinidade entre os poderes instalados e as respectivas trocas de favores que o macaco continua a fazer em benefício agora da turma e família dele e de quebra tentando exportar o modelo às custas do povo venezuelano.As doações que executou,assim como o Lula ao permitir,ou não impedir,os prejuízos que sofremos em perder parte do mercado latino com as emprêsas brasileiras sendo despropriadas pelos amigos socialistas só favorecem aos próprios por estarem dando esmolas com o nosso chapéu.Lógicamente vai sugerir que isto deve ser uma teoria de conspiração,mas os danos estão aí e o caminho de volta será demorado.A discussão dos atos do macaco em tomar todas as emprêsas de comunicação,produção e comercialização na venezuela deve ser fantástica,só que no seu caso se ali residir,teria que se alistar no partido para manter a sua empresa e quem sabe alimentar o sonho de seus filhos um dia estudarem e também serem alistados do partido e que é o único objetivo a seguir de quem por lá reside.
exemplos?.
Cuba,China,Irã,Coréia do Norte(lá até o filho mais velho se ferrou),Nicaragua,Russia(lá pode-se entrar na máfia),Gabão,Líbia.
abraços

Giovani de Morais e Silva disse...

Karlos, vc faz comparações entre "regimes socialistas e democráticos". Você equalizou Capitalismo e Democracia. Acho que vc incorre em um erro grave quando faz isso. Principalmente achando que pelo fato do Socialismo não ter dado bons resultados para o mundo (na verdade eu acho que o socialismo sofreu um golpe capitalista na antiga URSS e quebrou no mundo inteiro vítima de propaganda negativa), que o capitalismo deu certo! Se o capitalismo tivesse dado certo, não existiriam favelas, fome, miséria e as oportunidades seriam iguais para todos. Como exemplo, temos o foco do capitalismo mundial - EUA - com miséria e favelas ou guetos como o Harlem e cidades inteiras feitas de trailers.O problema passa pelo homem! Eu acredito que nós ainda não alcançamos nivel evolutivo suficiente para o socialismo. Isto em uma visão humanista! Na visão do capital e provando o quanto Marx estava certo sobre a estrutura autodestrutiva do capitalismo, vimos a implosão do sistema causada pela crise mundial de 2008/2009 - Uma crise puramente capitalista (causas e efeitos)!!!. E algumas das soluções encontradas para a diminuição do CAOS financeiro foi a estatização de banco e financeiras e o fechamento do mercado de importação com proteção e subsídios para o produto interno. Não seria uma solução socialista? Só não vê quem não quer! Confirmando assim Marx, que afirma que "O socialismo é uma evolução ao capitalismo!" Agora, corrupção e roubalheira vão existir enquanto o nível evolutivo do homem for baixo. Aí não tem PT, PSDB, PMDB... PQP! Não acho o PT um partido perfeito. Mas, com a estrada que tenho, já ví coisa muito, mas muito pior! Na era FHC muita coisa foi engavetada (Lembra do Geraldo Brindeiro - O engavetador Geral da União?). Lembra do Apagão, SIVAM, Petrobrax? Tem alguém preso? Pelo menos agora existe mais transparências - ou menos opacidade! Tem gente indo para cadeia ou sendo processado. Em qual época do Brasil vc poderia imaginar Paulo Maluf sendo processado? Por essas e muita outras razões, eu acho que a coisa está melhor. E Lula e o PT (pelo menos a parte saudável do PT) contribuiram bastante para isso. Valeu o papo, mais uma vez. Se quiser continuar, acho mais interessante por e-mail. giovani27@gmail.com - Abração!

SHAMI disse...

Alô giovani
esta de indicar o socialismo como um avanço do capitalismo pegou pesado.
Não estaria vossa excelencia misturando sistema de governo com sistemas monetários?
Não seria melhor falarmos de DEMOCRACIA e Socialismo/Comunismo.
abraços

SHAMI disse...

e como cachorro mordido de cobra odeia linguiça:
uma fonte do rombo:
http://congressoemfoco.ig.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=28557
São eles que estão dizendo
abraços

Giovani de Morais e Silva disse...

Quem falou isso não fui eu, Karlos! Foi um cara chamado Karl Marx que é bem conhecido no meio filosófico. Agora, quem criou a equação Capitalismo = Democracia foi você. E isso é que é pegar pesado!

Giovani de Morais e Silva disse...

Ah! Do site que vc me indicou:
"O TCU identificou superfaturamento em 17 dos 22 itens analisados pela amostragem, correspondente a 80% dos R$ 31,88 milhões do contrato. O acórdão (confira a íntegra), relatado pelo ministro Marcos Vilaça, apontou sobrepreço nos serviços de instalação de ar condicionado, montagem de cadeiras e persianas e fornecimento de colchões. Também houve pagamentos a mais pela instalação de camas, espelhos e abajures, segundo os técnicos do tribunal."

80% é bem diferente de 1800%... Vc aumenta mais não inventa, não é Karlos? Pareceu até um jornalista da Folha de São Paulo ou Veja.Talvez um fã do Tio Rei... Típico!

SHAMI disse...

tem certeza que falei democracia=capitalismo?
Acredito na dupla mas dizer que são iguais....Sistema de Governo e regime econômico,que até a China está experimentando em algumas regiões( o capitalismo) e parece estar se dando bem principalmente com relação ao petróleo que se desejar poderei encontrar e lhe repassar uns "truques'dos chinos.
Os detalhes da ladroagem deixo os arredondamentos para os defensores da turma que levou vantagem.
já pagamos não é mesmo e nem sentimos AINDA.
Com relação á sua confusão ideológica,que até sonha com Tio Rei que não é meu tio não é rei mas tem um discernimento assombroso vou lhe passar um comentário de alguém que não é Rei,vive na Venezuela,assim que não está ligada á imprensa "golpista",trabalhou para governos venezuelanos e apresenta este comentário que poderia ser emoldurado.
aqui:
http://www.aragonliberal.es/noticias/noticia.asp?notid=22858

lamento não traduzir pois é demasiado longo,mas como são linguas irmãs deve tirar de letra.

abraços
e nem tô irritado!!!!

Giovani de Morais e Silva disse...

É, Karlos! São fracos os seus argumentos... 1800% é diferente de 80%.... Distorção de fatos.... Te falta ética.... Parei por aqui! Boa sorte, boa vida!

SHAMI disse...

chupa manga então
abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)