Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Premiê da Índia Pede a Ativista que Pare Greve de Fome

Por Arup Roychoudhury e Alistair Scrutton

NOVA DÉLHI (Reuters) - O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, pediu na quinta-feira ao ativista Anna Hazare que suspenda a greve de fome com a qual reivindica leis mais duras contra a corrupção, e sugeriu que o Parlamento debata as propostas dele, após um aparente rompimento nas tentativas de negociação.

Hazare, de 74 anos, tem a simpatia de milhões de indianos, principalmente da emergente classe média local, cansada da rotina de corrupção e dos escândalos que assolam o governo.

Vários partidos se uniram para pedir a Hazare que interrompa seu jejum público, que já dura dez dias e atrai milhares de pessoas ao enlameado terreno onde ele se encontra, em Nova Délhi.

'Ele se tornou a encarnação do desgosto e da preocupação do nosso povo com o combate à corrupção', disse Singh ao Parlamento. 'Eu o aplaudo, eu o saúdo. Sua vida é preciosa demais, e portanto gostaria de pedir a Anna Hazare que pare o seu jejum.'

Mas Hazare mantém a greve de fome, apesar das críticas de que estaria chantageando um Parlamento legitimamente eleito.

O governo já ofereceu algumas concessões a Hazare no seu projeto de lei contra a corrupção, mas as negociações foram abandonadas sem avanços na quarta-feira.

Na quinta-feira, Singh propôs ao Parlamento que debata a proposta de Hazare, o projeto do governo e uma terceira versão, na busca por um consenso.

Desde o início do jejum, Hazare já perdeu sete quilos, e na quinta-feira estava em condições de falar à multidão. 'Tenho certeza de que não vou morrer até termos uma lei Jan Lokpal (contra a corrupção) (...). Vou continuar lutando.'

Caso a saúde do ativista se deteriore, o governo pode decidir alimentá-lo à força, mas existe o risco de que isso gere protestos ainda maiores.

A crise paralisa as decisões do governo e do Parlamento, e abala ainda mais a popularidade de Singh e do seu Partido do Congresso, em meio a um surto inflacionário e vários escândalos afetando o governo.

Fonte: Reuters

Opinião dO Cachete:
Lendo/Assistindo/Ouvindo o PIG, eu pensava que isso só acontecia em Cuba. Esses comunistas cubanos são uns malvados, mesmo! Mas parece que acontece em outras partes do mundo... Só não entendi por que não se fala nada do Regime Indiano (Castas) nas "Páginas PIGueanas" Brasileiras. E aqui para nós, Greve de Fome na Índia ou na Somália chega a ser pleonasmo, né?! E não resolve absolutamente NADA! Infeliz e lamentavelmente! 

Desculpem se choquei alguém com um pouco de Humor Negro (Não! É Preconceito Racial)... Humor Sinistro (Não! É preconceito contra canhotos!).... Ah, está ficando cada dia mais difícil se expressar no Brasil!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)