Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ONGs Acusam Israel de Destruir Projetos de Ajuda à Palestina

Um Estado Terrorista

Israel demoliu em 2011 dezenas de moradias palestinas, assim como cisternas e infraestrutura agrícola financiadas por fundos da União Europeia, e outras 110 estruturas estão em perigo, denunciou nesta segunda-feira (14) um relatório publicado por ONGs humanitárias.

A investigação foi realizada por ONGs locais e internacionais e supervisionado pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Segundo o relatório do Displacement Working Group (DWG), em 2011 Israel demoliu 62 estruturas financiadas pela UE (França, Holanda, Grã-Bretanha, Polônia, Irlanda, Comissão Europeia).

Em abril, a França convocou o embaixador israelense em Paris para protestar contra a demolição de dois tanques cisternas perto de Hebrón (sul da Cisjordânia), cuja construção havia financiado.

Segundo a OCHA, 620 estruturas foram arrasadas em 2011 na Cisjordânia, das quais 62 foram financiadas pela UE. Quase a totalidade destas estruturas estavam na região C da Cisjordânia, onde Israel detém o poder civil e a segurança.

O exército israelense argumenta que se vê obrigado a ordenar a demolição quando são construídas estruturas sem as permissões necessárias.

"As demolições privam comunidades vulneráveis da ajuda de gente que se preocupa com os necessitados", declarou à AFP Nicolas Vercken, da organização Oxfam França.

"Os países europeus poderão estar certos de que o dinheiro de seus cidadãos serviu para algo se pedirem para o governo israelense que acabe com a demolição dos projetos de ajuda e da infraestrutura civil", completou.

Para Emmanuelle Bennani, da CCFD-Terre Solidaire, "a destruição dos projetos financiados pela UE e a expulsão dos palestinos mediante a ocupação são contrários às Convenções de Genebra. A UE deve tomar posição a favor do respeito ao direito internacional humanitário".

"As demolições israelenses de infraestrutura hidráulica aumentaram de forma alarmante este ano" e isso "representa um escandaloso desperdício da ajuda europeia, que é financiada pelos contribuintes", denunciou Ayman Rabi, do Palestinian Hydrology Group.

"Mas o preço mais alto é pago pelos homens, mulheres e crianças vulneráveis, cujos direitos são violados quando são privados de água", denunciou.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)