Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Hoje é Dia do Orgulho NERD

Vivemos uma era em que os nerds dominaram o mundo. Com a informação sendo uma das principais ferramentas do mundo moderno, as pessoas que se dedicam a acumular conhecimento que antes era tido como fútil agora ganharam mais destaque e importância. Aquela imagem do nerd que sentava no fundo da sala, não tinha muitos amigos e era motivo de chacota está longe da realidade. 
Eles até existem, mas o estereótipo que cresce é a do nerd milionário, esperto, seguro de si, descolado, inteligente e popular. Que o diga Mark Zuckerberg, o maior de todos, dono do Facebook e atualmente na lista dos mais poderosos da Forbes. Bill Gates, com seu jeito desengonçado e óculos grandes nem é mais tão lembrado. 

Com a popularização dessa cultura, diversos tipos de nerds surgiram. Existem diversos métodos para categorizar a nerdice das pessoas. Na definição clássica, um nerd é uma pessoa que tem profundo conhecimento em determinado assunto. 
A revista Wired criou o Guia do submundo nerd levando em conta referências dos CDF's, nerds clássicos e a turma dos descolados, o fã de música, o sábio dos computadores. Mas, claro, que muitas pessoas podem assumir diversas facetas em determinados momentos. 
Veja a lista abaixo e descubra em qual delas você se encaixa.



Nerd Tradicional

Tem obsessão por assuntos incomuns, é inteligente e não se dá muito bem nos relacionamentos. Pode até viver recluso, mas costuma ter círculo restrito de amigos. Não tem gosto muito aguçado para roupas, por isso costuma repetir o mesmo modelo muitas vezes. Gosta de computadores e de cultura pop. O ator canadense Michael Cera, de filmes como Superbad e Scott Pilgrim é um exemplo de nerd.




Geek

É o chamado nerd descolado. Costuma ir para festas (ou organizar uma), tem amigos que conheceu pela internet, é inteligente e usa bastante a internet. Pode gostar da vida noturna. É o nerd que gosta e se orgulha do seu conhecimento em quadrinhos, filmes, séries de TV e videogames. Usa roupas como Adidas, Lacoste, Converse, acessa blogs de MP3, Pitchfork e baixa filmes pelos torrents. Praticamente não usa mais o Orkut. O criador do Facebook, Mark Zuckerberg pode ser enquadrado como um geek.




Hipster

Muitos não sabem, mas o hipster faz parte da subcultura nerd. Ele é o nerd obcecado pelo lado estético, gosta de ousar no figurino quando sai de casa. Mesmo se for para a padaria, sua roupa casual chamará atenção. Não precisa nem mesmo usar roupas de marca. O hipster é um espécie de McGyver da moda: pega peças do guarda-roupa da avó, usa camisas da irmã (se for homem), sapatos antigos, e está sempre customizando. Tem um Tumblr, lê blogs de moda e é viciado em Instagram. A supermodel Agyness Deyn é tida como uma musa hipster. 




Fanboy



É aquele nerd fã que se orgulha de seu profundo conhecimento em assuntos como séries de TV, mangás, ficção científica. Gosta de jogar RPG, tanto online como (principalmente) de tabuleiro, onde jogadores interpretam personagens. Sabe todos os nomes de personagens das HQs de super-heróis, videogame clássicos e desenhos animados. Perde tempo discutindo quem venceria uma luta entre Superman e Darth Vader. É comum encontrá-los em convenções de quadrinhos, eventos de Anime fazendo cosplay e em comic-shops. Os personagens de Kick-Ass são exemplos clássicos de fanboys.




Hacker



Ao contrário do que acontece por aqui, onde hacker é uma palavra que pressupõe um criminoso, no resto do mundo, o termo designa uma pessoa que conhece bastante linguagem de computador. O hacker entende de códigos HTML, CSS, PHP, e outras siglas estranhas aos leigos. Quase nunca usa softwares pagos, adapta e cria programas e alguns até entende de design. É aquela pessoa típica que os tios chamam para "ajeitar o computador". Adora desenhar sites e sabe a diferença entre o Wordpress.com e sua versão de código aberto instalado no servidor. A personagem Oráculo, das histórias do Batman é uma hacker.




Dork

Nerd ao extremo, é aquela pessoa que tem interesse excessivo por assuntos como quadrinhos, séries, tecnologia e outros assuntos nerd. Diferentemente do nerd clássico, tem aversão por relacionamentos e não consegue fazer amizades facilmente. Não é carismático e muitas vezes costuma viver recluso, comunicando-se sobretudo através da internet. É frequentador assíduo de fóruns de discussão e de realidades virtuais, tipo o Second Life. Não tem bom gosto para roupas. Sheldon Cooper, de Big Bang Theory é um exemplo de dork.

Opinião dO Cachete:
Parabéns para todos os NERDS deste Brasil... Um abraço especial do GEEK editor geral dO Cachete!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)