Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Luiz Felipe Morais: Hoje eu tive um pesadelo

Luiz Felipe Morais
Hoje eu tive um pesadelo. Fui transportado para 12 anos atrás. Vi minha mãe (médica) sentada à mesa de jantar fazendo as contas e decidindo quantas contas teria que atrasar para consegui pagar meu colégio em dia. Vi os salários congelados, o mínimo sendo reajustado abaixo da inflação, que com seus incríveis mais de 12%, estavam corroendo o poder de compra dos Brasileiros. Passei no centro da cidade e vi uma fila enorme, que dava voltas em vários quarteirões. Conversei com um engenheiro que estava na fila, ele me explicou que estava ali tentando um emprego de gari, mas achava difícil, pois tinha muita gente mais qualificada. Liguei a TV e vi uma matéria especial sobre a fome no nordeste. Milhares de pessoas sofrendo com a subnutrição e morrendo de fome, no sertão, mas também nos grandes centros. Os índices eram alarmantes segundo a ONU. Vi também o patrimônio brasileiro sendo vendido, a grande tensão dos funcionários dos Correios diante da iminente privataria e consequentemente o desemprego. A Petrobrás também estava em processo de mudança de nome para Petrobrax, pra ficar mais fácil pros futuros compradores estadunidenses pronunciarem. No jornal, saiu uma notinha sobre um grande escândalo de corrupção, mais um, que acabou sendo engavetado pelo procurador geral da República e "esquecido" pela grande mídia. Passei também na Universidade Federal, e vi uma situação de dar pena. Abandonada, esquecida, laboratórios sucateados, professores na iminência de (mais) uma greve, e os estudantes, a maioria esmagadora de brancos e ricos, sem saber quando se formariam. Conversei também com um estudante que estava se formando em Engenharia Mecânica, ele me informou que iria tentar a sorte em São Paulo, pois em Pernambuco só tinha algumas usinas de açúcar pra trabalhar. Acordei atordoado. E assim continuei. Percebi que o que eu estava vivendo não era um sonho do passado, mas uma possibilidade real de futuro. Tudo depende da escolha dos brasileiros, que aparentemente entraram em processo de perda de memória. E você, quer pagar pra ver? Vai ficar medindo esforços na luta contra esse fantasma? Vai ficar com vergonha ou preguiça de ir pras ruas lutar pela garantia dos nossos direitos adquiridos nos governos progressistas do PT? À luta companheiros!

Luiz Felipe Morais é estudante de Engenharia Mecânica na Escola Politécnica de Pernambuco da UPE

2 comentários:

Goiânia disse...

QUANDO NÃO SE TEM NADA REAL PARA FALAR EM CONTRAPOSIÇÃO À REALIDADE (A REALIDADE BRASILEIRA, NO CASO, É A CORRUPÇÃO E A ESTAGNAÇÃO ECONOMICA), PRECISA-SE RECORRER A SONHOS MESMO.... HAJA FALTA DE SERIEDADE DE BLOGS, ALGUNS AUTO-DENOMINADOS "JORNALISTAS" E POR AÍ VAI....PREZADO FUTURO ENGENHEIRO, AO CONTRÁRIO DO SEU SONHO, VOCÊ ESTARÁ ACORDADO QUANDO A ESTAGNAÇÃO, E POSSÍVEL RECESSÃO ECONÔMICA, TE IMPEDIREM DE CONSEGUIR UM EMPREGO DENTRO DA SUA ÁREA DE FORMAÇÃO, NA EVENTUAL CONTINUIDADE DO GOVERGO PETRALHA. O PT VAI GOSTAR, AFINAL, VOCÊ SERÁ MAIS UM POBRE DEPENDENTE DO GOVERNO PARA VOTAR NELES.

Giovani de Morais e Silva disse...

Se há alguma falta de realidade aqui, esta te pertence Sr. ou Sra. Goiânia! Não vi nenhum argumento contraditório aos fatos apresentados, lembranças de um passado inesquecível e tenebroso. Apenas o discurso do medo, infundado, contra um Governo que apresenta as mais baixas taxas de desemprego de todos os tempos, os maiores investimentos em Educação da história e o maior programa de inclusão social e combate a fome do Mundo! O resto, é retórica sua! Dilma! Para o Brasil continuar mudando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)