Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Até Onde Vai a Coragem dos Valentões do Teclado?

Processa, Lula!

Uma das maiores dificuldades que tive aqui no Chuva Ácida (e acho que os outros integrantes do blog também) durante as últimas eleições foi liberar os comentários de alguns leitores. Tinha muita gente que, sempre sob o anonimato, ficava corajosa e desatava a atacar a honra dos candidatos, seja por xingamento, denúncias sem comprovação ou invasão da esfera privada.

Foram umas semanas em que desses valentões dos teclados não economizaram palavras como ladrão, corrupto, canalha. Um período em que também foram feitas muitas denúncias de enriquecimento ilícito, mas sempre sem provas. Outros casos comuns foram as tentativas de trazer a público coisas que são do foro privado dos candidatos.

O fato é que há um vazio legal. Sem medo de punição, as pessoas vem para a blogosfera falar o que querem. E transformam as redes sociais são uma não-terra sem lei, onde parece valer tudo. Já imaginaram, leitor e leitora, se essas pessoas tivessem que responder na Justiça por todas as besteiras que escrevem na internet? 

A esse respeito, há um caso interessante no Reino Unido. Alistair McAlpine, antigo assessor de Margareth Thatcher, foi envolvido num caso de abuso de menores, através de mensagens no Twitter. Mas o homem alega inocência e agora vai processar milhares de twitteiros que ajudaram a espalhar aquilo a que considera difamação.

Pode parecer um absurdo processar tanta gente, mas o caso pelo menos pode abrir uma boa discussão. Vou pegar um caso exemplar no Brasil: o ex-presidente Lula. Vocês já se deram conta do número de mensagens com acusações violentas que surgem na internet todos os dias? Ladrão, corrupto, bandido e por aí vai. 

Aliás, vou mais longe: quantas vezes você já escreveu ou repassou uma mensagem que contivesse esse tipo de afirmação? E pergunto: o que aconteceria se você, que odeia o ex-presidente, tivesse que provar, na Justiça, tudo o que diz sobre ele? Quero lembrar que por prova devemos entender evidências materiais. Ah... ler a Veja não constitui prova de coisa alguma.

Eu não sei o que vai acontecer no caso de Alistair McAlpine. Nem faço ideia se ele é culpado ou inocente. Mas torço para que o caso permita abrir alguma jurisprudência e no futuro pessoas sejam obrigadas a responder pelas coisas que dizem nas redes sociais. Porque com o risco de punição, a coragem desses valentões dos teclados desaparece.

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO do Blog Chuva Ácida

2 comentários:

Lucelia disse...

O texto acima foi escrito por Rafael Patto em sua página no facebook:


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=344843798946929&set=a.222579191173391.45804.100002639352550&type=3&theater

Lucelia

Rita Candeu disse...

para mim já seria suficiente se as revistas, jornais e tv e midia em geral fosse processada a cada afirmação mentirosa - ia ser o máximo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)