Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

sábado, 25 de junho de 2011

Estudantes de Direito que Viram Bandidos ou Bandidos que Estudam Direito?

O que se passa na cabeça de um demente que estuda Direito e  que comete crime por diversão? Supostamente um estudante das ciência jurídicas aprende sobre o funcionamento da legislação, identifica o que é ou não ilegal e aprende (ou deveria) o que é correto ou errado no convívio social dentro dos ditames legais.
O caso mais recente de estudante de Direito que aderiu à prática criminosa por sadismo ou como manifestação pura e simples de mal caráter e índole apodrecida envolve um facínora que se deleitou ao atirar em crianças que brincavam num parque em Santo André (SP). O futuro advogado-bandido atingiu as vítimas com tiros de chumbinho e alegou que estava testando seu brinquedinho! O projeto de psicopata mantinha em casa uma coleção de armas de brinquedo e outras armas de verdade – clique aqui e saiba mais.
Este episódio não é um infeliz caso isolado, pois há vários exemplos de estudantes de Direito envolvidos na prática de crimes injustificáveis.
Quem não se lembra de Mayara Petruso, que virou notícia ao pregar extermínio de nordestinos no Twitter? A musa dos segregadores é estudante de Direito! E Suzane von Richtofen? Ela era estudante de Direito também!
Recentemente, em Manaus, um estudante de Direito foi indiciado por estupro de uma adolescente de 13 ano de idade. O criminoso obteve o privilégio de responder pelo crime em liberdade, apesar de ter confessado o crime – que também foi registrado por câmera de segurança (mais informações aqui). Um estudante de Direito em Osasco (SP) foi detido na semana passada após ter atirado em dois seguranças de uma boate por conta de uma discussão banal (veja reportagem aqui).
Vendo o noticiário policial na internet, encontramos uma poção de casos de crimes cometidos por estudantes de Direito. A situação é estarrecedora!
Isto tudo me chamou ainda mais atenção porque dia desses fiquei abismado com o discurso do advogado Jeferson Badan em defesa de seus cliente, o assassino que matou friamente o jovem estudante da USP Felipe Ramos Graciano. O advogado alegou que o acusado – que escapou da cadeia imediata por ser primário e ter se apresentado à polícia – não iria dedurar seu comparsa porque “todo bandido tem édica”, afinal, cada profissão possui seus princípios éticos e criminoso, para o advogado, é um profissional como qualquer outro.
Quando um advogado se sai com uma dessas, dá para entender como tantos indivíduos de caráter duvidoso acabam ingressando na carreira. Um profissional como este deve envergonhar toda a categoria, composta certamente por muitos homens e mulheres de bem – e verdadeiramente dotados de princípios éticos. Mas este tipo de defesa é um alento para os bandidos que ingressam na profissão, afinal, encontram um inspirador, um porta-voz!
Os criminosos que frequentam cursos de Direito certamente terão sua “ética” inspirada por uma índole torpe. Futuros discursos como o do “doutor” Badan deverão ser ouvidos por aí…


Opinião dO Cachete:
O que está acontecendo com nossos estudantes de direito? Acham que estão acima da lei? Vejo um fenômeno parecido com os estudantes de medicina. Empinam o nariz logo cedo e se acham semideuses da ciência hermética chamada medicina, para depois de formados, sem generalizações, acabarem burlando plantões de hospitais públicos... Muito triste, muito triste!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)