Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Violência em São Paulo




Muita Gente Morta... Ainda!


Franco da Rocha é o município mais violento do Estado de SP

ANDRÉ CARAMANTE
AFONSO BENITES
EVANDRO SPINELLI
BY FOLHA DE SÃO PAULO

Franco da Rocha, na Grande São Paulo, é o município mais violento do Estado, se considerado o número de homicídios dolosos, com intenção, por 100 mil habitantes. Em 2009, Cubatão (56 km de SP) ocupou o posto.

Com 131.603 moradores, Franco da Rocha teve em 2010 taxa de 21,28 e deixou o 3º lugar de 2009 (20,25).

Foram 28 assassinatos no ano passado contra 26 em 2009 --aumento de 5%, o que vai na contramão do Estado, que reduziu esse índice em 5,4% durante o período.

A Folha elaborou o ranking dos homicídios ao considerar cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes. Dos 645 municípios, 75 se encaixam nesse critério (veja tabela).

São vários motivos que explicam o aumento em Franco da Rocha: é uma cidade dormitório, próxima da capital, pobre (tem o 335º IDH do Estado) e concentra vários presídios (abriga 4.177 detentos, conforme a Secretaria da Administração Penitenciária).

Considerada exemplo internacional pela redução de assassinatos, Diadema, também na Grande São Paulo, voltou a ficar entre as cidades mais violentas de SP, com 20,98 mortes em 2010.

Apesar dos números negativos das duas cidades, a região metropolitana como um todo foi a área com a maior queda nos homicídios no Estado no ano passado: 14%, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

Apesar de ter uma taxa de homicídios de 10,48, o Estado ainda está na chamada "zona epidêmica de homicídios" --para a Organização Mundial da Saúde, existe uma epidemia quando o índice é superior a 10 homicídios por 100 mil habitantes.

MAIOR AUMENTO

Com graves problemas por conta do aumento do consumo de drogas entre a população mais jovem, principalmente o crack, Jaú, a 287 km da capital, foi a cidade onde ocorreu o maior aumento na taxa de homicídios dolosos.

Em 2009, Jaú teve dois assassinatos e a taxa de homicídio por 100 mil habitantes foi de 1,51; ano passado, com 11 mortes, a taxa saltou para 8,39 --aumento de 455%.

Desde anteontem, a Folha pede à Secretaria da Segurança Pública dados dos crimes por região da capital, mas a pasta não fornece.

Opinião dO Cachete:
Em um post passado, destaquei a redução da taxa de homicídios de 34% em Pernambuco, que bateu o recorde de Nova York, e a claque da direita veio questionar os números. Sacou números de dentro de uma cartola, sem referência, sem base e os tomou como reais! Típico da direita invejosa. Vocês lembram que nas pesquisas do Cornonel  Coronel do Blog Cornudo Noturno o Serra levava a eleição com 60% dos votos?
Nesta pesquisa, a cidade de São Paulo reduziu em 5,42% sua taxa, mas morreram 1196 pessoas em 2010, vítimas de homicídios. Praticamente, o público do XV de Jaú X XV de Piracicaba... É muito!

Um comentário:

SHAMI disse...

muita conversa fiada e blá-blá-blá
aqui alguém que mora em pernambuco fala sério e como gente grande:
http://www.institutosangari.org.br/mapadaviolencia/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)