Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

terça-feira, 27 de julho de 2010

DATAFALHA - Fazendo Jus ao Nome - A Polêmica


Quem está certo, DATAFALHA?

Em um post anterior, sobre o percentual de mais de 100% no somatório das intenções de votos para Senador em Minas Gerais, recebi alguns e-mails (um deles até meio agressivo - me chamou de energúmeno), me informando que o motivo do somatório acima de 100% é o fato de haver duas vagas. Entendo! Mas o que eu não concordo é como os dados colhidos são apresentados. Não mostram muita coisa para o eleitor. Imaginem uma apresentação de dados assim:


Amostra 1 Amostra 2 % Amostra
Candidato A 1
50%
Candidato B
1 50%
Candidato C 1 1 100%


Candidato A com 50%; Candidato B com 50% e Candidato C com 100%? É, no mínimo, ridícula. Somatório de 200%!!!! O que isso nos diz??? O que isso diz à dona de casa que sabe que seu orçamento de casa não pode chegar a 100% do seu salário? O que isso diz ao trabalhador que pede um aumento de 10% no seu salário? Nada!

Acredito que a apresentação de dados desta forma:


Amostra 1 Amostra 2 % Votos
Candidato A 1
25%
Candidato B
1 25%
Candidato C 1 1 50%

Candidato A com 25%; Candidato B com 25% e Candidato C com 50%? É muito mais esclarecedora... Ou estou falando bobagem ? (Incorporei o Datena!) Peço aos Profissionais de Estatística que me lêem que me corrijam, se eu estiver errado. Voltarei atrás, declararei que errei e pedirei desculpas. Se não, um abraço! E quanto aos demais, podem discordar - eu respeito, mas esta é minha opinião!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)