Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Estaleiro Atlântico Sul Prestes a Lançar seu Primeiro Navio ao Mar

Estaleiro Atlântico Sul
Foto Eudes Santana

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) está prestes a dar um passo importante para lançar o seu primeiro navio ao mar - o prazo que está sendo colocado para o evento é até o fim deste mês. No caso, seria a última tarefa que lhe cabe na questão da estrutura para garantir o lançamento da embarcação. A Porta Batel (comporta do dique seco - uma bacia de concreto onde o casco do navio é montado) terminou de ser construída na última quarta-feira. Amanhã, serão feitos os testes de inundação para saber se a peça está adequada para a sua função, que é a de lacrar o dique e evitar que a água do mar entre na estrutura.

O teste de inundação confirmará a consistência do equipamento, se não está havendo vazamento nas comportas. Após essa etapa, o EAS passa a “bola” para a administração do Complexo Industrial Portuário de Suape, que estará liberada para concluir a dragagem (retirada de dejetos do mar para que o navio possa flutuar) a partir do dia 9.

Segundo o diretor de Engenharia e Meio Ambiente de Suape, Ricardo Padilha, há condições de iniciar esse serviço prontamente. “Da nossa parte, a draga está funcionando. Estamos com a máquina no entorno do dique, a uma distância de 40 metros”, disse. A previsão é terminar o trabalho antes do fim de março.

Portal Batel para Dique Seco

Quando a Porta Batel se abrir, a água vai alagar o dique e permitir que o navio fique no nível do mar. A dragagem do dique seco corresponde a um pacote de obras que está dentro de recursos enviados pela Secretaria Especial de Portos (SEP). No total, são R$ 91 milhões em investimentos. Antes da dragagem, a profundidade da área variava entre três metros e 16 metros a depender do trecho. Já a Porta Batel chegou da China em setembro do ano passado, tem 73 metros de comprimento, 11,40 metros de altura e pesa mil toneladas.

A expectativa é de que em julho seja entregue à Transpetro esse primeiro navio - petroleiro do tipo Suezmax feito para atender a demanda do Promef I (Programa de Modernização e Expansão da Frota). O EAS é um investimento de R$ 1,4 bilhão e tem capacidade de processamento de 160 mil toneladas de aço por ano numa área total de 1 milhão e 620 mil metros quadrados.

Fonte: Folha de Pernambuco - (Muito sangue, mas pouca mentira)

Opinião dO Cachete:
Mais uma grande conquista do Governo Lula. Hoje o Estaleiro, junto ao Porto de Suape, gera milhares de empregos para Pernambuco. Faz de Pernambuco mais uma locomotiva do Brasil.

O pernambucano que não votar em Dilma - Candidata do Presidente Lula - deve levar 15 chibatadas todos os dias até as próximas eleições!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)