Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Farsa Yoani


O leitor Antonio Carlos, engenheiro de Curitiba, foi quem deu a dica. Saiu no site venezuelano Aporrea.org matéria denunciando a farsa encenada pela blogueira cubana Yoani Sánchez, a musa dos reacionários daqui e de toda parte.
Ela vinha afirmando que o governo cubano proibira a população autóctone de usar redes de internet sem fio dos hotéis, os quais, para os denunciantes do regime cubano incrustados na mídia, estariam “fora de alcance” dos cubanos “comuns”, como a blogueira alega ser.
A denuncia do site venezuelano desmonta a farsa de Yoani.
Traduzi a matéria para vocês.

Blogueira cubana financiada por neonazistas europeus é vista escrevendo seus artigos usando Wi-Fi de hotel
Por: Guillermo Nova, para Prensa Web YVKE

10 de maio de 2009 – A blogueira cubana Yoani Sánchez (conhecida por ter recebido o prêmio Ortega y Gasset, outorgado pelo grupo Prisa, bem remunerado e que costuma ser dado a jornalistas com maior currículo profissional) costuma denunciar em seus artigos a falta de acesso à internet em Cuba, e inclusive afirma que são amigos no exterior que conseguem mandar seus artigos pela rede.
Qual não foi a surpresa quando na quarta-feira 6 de maio a imprensa internacional credenciada na feira internacional de turismo de Cuba (Fitcuba 09) encontrou com a blogueira durante almoço no hotel NH Parque Central de Havana.
Com total tranqüilidade, estava sentada na recepção com seu lap top e conectada à rede Wi-Fi do hotel, que cobra em moeda estrangeira [dólares].
Ela se expôs ante os mais de 180 jornalistas credenciados para o evento sem ser incomodada pelos agentes do Estado cubano ou sofrendo algum ato de repúdio por parte da população cubana, algo que ela denuncia em seus artigos que sofre continuamente.
A surpresa e a desilusão foram grandes entre profissionais de jornais estrangeiros que pagam à blogueira por sua colaboração escrita. Os jornalistas disseram sentir-se enganados pelas queixas e lamentos da blogueira quanto à dificuldade de acesso à internet em Cuba, chegando a questionar a veracidade de seus textos.
Yoani escreve em uma página que se chama “desdecuba.net”, que não esta hospedada em Cuba. O servidor é da Alemanha e a página esta registrada em nome de Josef Biechele. O provedor de Yoani é a "Cronos AG Regensburg", que também hospeda páginas de ultradireita e neonazistas e foi denunciado recentemente pelo partido Verde alemão.

4 comentários:

José Roberto disse...

Parece que ela usa as técnicas petistas de dissimulação.

Brasiliano disse...

Bom dia todos.O José Roberto disse tudo,mas tenho curiosidade no porque ela nao poder colocar o Blog dela num provedor de Cuba e ter de usar o nome de um estrangeiro em vez de usar os serviços da democratica Cuba?Falar nisso,este Blog usa os serviços cubanos ou os serviços privatizados pelo FHC?

Claudio disse...

Olá, só para esclarecer as coisas, cheguei aqui através do Coturno Noturno.

Queria comentar sobre o seu post do blog da Yoani. As dúvidas quanto a autenticidade da combatente cibernética não são novas. Citando outro blog de "extrema direita": http://notalatina.blogspot.com/2008_11_30_archive.html

Estamos falando aqui de um governo ditatorial, dinástico, e de suas táticas sujas de informação e contra-informação.

Eu pessoalmente não tenho opinião formada, mas acho muito plausível a idéia de que a heroína do teclado seja fake para mostrar que "há um certo grau de liberdade" e que o "monstro não é tão feio assim".

O fato é que todos nós amantes da liberdade não temos razões para aplaudir, apoiar ou mesmo atenuar os feitos da sanguinária ditadura caribenha.

E todo cuidado é pouco pois a contra-informação existe para isso mesmo: para confundir, para atrapalhar, para criar ruídos, para esconder fatos, como vc, militar, certamente sabe melhor que eu.

Abs
Claudio Oliva de Lyra

Giovani de Morais e Silva disse...

Cláudio, obrigado por acessar meu blog. Acho que vc tem razão quanto à contrainformação. Eu também me questionava "se ela não tem acesso, como pode postar no seu blog?". Foi quando caiu essa ficha. A foto flagrante é de um jornalista independente o que deu mais credibilidade na informação. Não acho que o governo cubano é o melhor do mundo, entretanto conheço paises capitalistas que se utilizam do mesmo expediente e não são classificados de "governos sanguinários de direita". Recentemente vc viu o que os EUA fizeram no Afeganistão? Uma verdadeira chacina de civís! Se fosse um governo ssocialista? A crítica mundial cairia de pau. Gostaria que houvesse um julgamento mais igualitário. O que Cuba fez após a revolução é considerado assassinato, o que os EUA fizeram em Granada, Nicarágua, Panamá, Vietnam, Camboja, Coréia,Iraque e Afeganistão não é nada... Fora o apoio incondicional às barbáries executadas por Israel. Mas, parabéns pelas colocações equilibradas. Seja benvindo! Grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)