Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

sábado, 2 de novembro de 2019

Joel Paviotti: A história de Irmã Maurina Borges da Silveira, a freira que foi terrivelmente torturada no Porão do DOPS durante o Regime Militar.

Madre Maurina, foi uma freira presa e torturada pela ditadura militar. Em 1969, irmã Maurina, então diretora de um orfanato de meninas em Ribeirão Preto, foi presa sob suspeita de abrigar membros do grupo guerrilheiro Forças Armadas da Libertação Nacional (FALN), que ela havia pensado que faziam parte do Movimento Estudantil Jovem (MEJ). Levada para o DOPS, em São Paulo, a religiosa passou por cinco longos meses de tortura, em sessões chefiadas pessoalmente pelo temido Delegado Sérgio Paranhos Fleury. Ao que se apurou em investigação realizada pela Comissão da Verdade, Madre Maurina foi torturada com choques elétricos, inserção de corpos estranhos em suas partes intimas e muitos socos e pontapés. 
As sessões só pararam por intervenção de frei Felício da Cunha, que ameaçou excomungar uma série de militares que trabalhavam na delegacia em São Paulo(segundo pesquisadores muitos agentes da repressão temiam tal punição). 
As organizações de esquerda, consideradas criminosas pelo governo militar, escreveram vários manifestos inocentando a Madre de qualquer participação em suas ações, mas não adiantou. Com o término das torturas físicas, a religiosa passou por  quatro presídios diferentes, até ser libertada em troca do Embaixador Japonês, sequestrado pela organização Vanguarda Popular Revolucionária.

Texto - Joel Paviotti 

2 comentários:

SHAMI disse...

esta pseudo freira tinha de ser fuzilada por ser terrorista.
QUO VADIS
FALE cachete comuna petista.
Ainda defendendo ladrões,corruptos,mamadores,donos de duplex,triplex,sítios,lanchas,resorts obtidps com grana ROUBADA ?.
Enfia esta declaração NO SEU FI-Ó-FÓ,paspalho.
Abraços do SHAMI
https://twitter.com/i/status/1211412392095158273

edson miranda disse...

Ótimo artigo Gostei demais.. espero que possa visitar meu blog, https://edqueiroz.com "O comentário é o prêmio do blogueiro!"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)