Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Saulo Machado: Thyssen Krupp Quer Calar Pesquisadores Brasileiros


por Saulo Machado, do blog  Ponto e Contraponto
A grande imprensa e os paladinos da liberdade (da imprensa, apenas) somem, ou fogem, de um gravíssimo caso que fere a independência da pesquisa científica e a liberdade do corpo acadêmico em desenvolver estudos e gerar conhecimento.
Este mês o Jornal do Brasil online publicou que a ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) – famosa por sua atuação na região da Bacia de Sepetiba – está movendo uma ação contra pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Hospital Pedro Ernesto (UERJ). Tudo isso por causa de uma pesquisa onde foram apontados danos à população local causados pela atividade da CSA .
Segundo o jornal (confirmado pelo site da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/Fiocruz), o pneumologista e pesquisador Hermano Castro, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e o engenheiro sanitarista Alexandre Pessoa Dias, da Fiocruz, são alvos das ações da Thyssen. Além de Mônica Cristina Lima, bióloga do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ).
Segundo o JB, a lista de malefícios à população é extensa. Segundo declaração da pesquisadora Mônica Lima ao jornal, “risco de câncer e aborto espontâneo a longo prazo devido aos gases tóxicos, além de casos de alergia relacionados ao material expelido pela empresa” já está bem relatado na literatura abordando atividade de siderúrgicas. Porém, foram ignorados no estudo de impacto ao meio ambiente (RIMA) encomendado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e realizado pela empresa de consultoria ERM Brasil.
Mas essa introdução toda foi para chegar ao ponto crucial para este texto: A CSA quer calar os pesquisadores querendo qualificar os estudos independentes como “danos morais” (tática cada vez mais utilizada ultimamente por grandes para calar quem as contradiz).
A questão é séria e o silêncio da imprensa mais ainda!
O desfecho neste caso, se for parar na Justiça, pode definir o exercício livre da pesquisa científica no país. Se a Justiça entender que realmente os estudos científicos se caracterizam danos morais à CSA, imaginem a enxurrada de processos que teremos contra estudos avaliando o impacto desde um boteco na esquina que lança esgoto em um rio, até grandes corporações, como indústria de cosméticos ou petrolífera que representam uma ameaça ainda maior (com relação à sua estrutura).
Poderão calar qualquer um. Desde estudos que apontem malefícios de medicamentos (como recentemente com emagrecedores à base de anfetaminas) até o risco de instalação de empreendimentos que potencialmente impactariam o meio ambiente.
Sem falar no conflito de interesses envolvido no caso. Como garantir que uma empresa contratada pelo interessado atuaria com lisura no estudo dos possíveis impactos de determinada obra ou atividade, embora posteriormente tenham ou não, que se explicar às autoridades quanto aos resultados de tais estudos?
Dá para entender como se daria isso?
Quem seria a autoridade quando a empresa contratada para o estudo foi contratada pela “autoridade” (no caso o Governo do Estado)? Essa é uma outra questão séria que está começando a despertar a atenção no país.
O mesmo jornalismo investigativo, que se auto-intitula independente se cala neste momento (é só fazer uma busca rápida no google para constatar isso).
Quando, na falta de jornalismo e autoridades independentes, querem calar até pesquisa científica, necessária para geração de conhecimento e livre para contestar casos como este, se acende o sinal amarelo.
Apenas um jornal (online e de média abrangência se comparamos com O Globo e Folha) noticiou o caso. Na internet poucos blogs tratam do assunto, para mim, infinitamente mais importante do que se ministro cai ou não. Ministros caem e sobem em questão de dias. Já mordaças podem durar décadas.
PS do Viomundo: Eu  já entrevistei algumas vezes o pneumologista Hermano de Castro, da Fiocruz, para reportagens que fiz sobre amianto. Sei da seriedade das suas pesquisas e da sua grande preocupação com a saúde do trabalhador.
Infelizmente a tentativa de criminalização é uma das armas torpes que as corporações estão utilizando para imobilizar os profissionais sérios. Nossa solidariedade ao doutor Hermano. Conceição Lemes
Vi no Vi o Mundo!

2 comentários:

T.G. Meirelles disse...

Caro Giovani (fora de pauta)
O natal já se avizinha e, subtamente, me ocorreu que os blogs progressistas e sujos bem que poderiam já ir ensaiando as suas saudações de fim de ano. Sugiro a idéia de que cada blog e site sujo faça uma sudação natalina com garis, lixeiros, catadores, etc. Iria ser muito oportuno, não acha?
Saudações!!!

Giovani de Morais e Silva disse...

Excelente ideia! Vou correr atrás disso e divulgar com outros blogs parceiros. Valeu, meu irmão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)