Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Blog Ponto & Contraponto - Post de Despedida


Esse blogueiro a partir de hoje se torna um ex-blogueiro. Eu não poderia deixar de fazer o que venho fazendo nos últimos três anos e meio sem antes me despedir dos amigos que prestigiaram esse blog. A minha militância política tem 30 anos, na internet desde o ano 2000 comentando em blogs de jornalistas, até que em fevereiro de 2008 resolvi criar esse blog.
O que me faz desistir nesse momento é a decepção com os rumos tomados pelo PT e pelo governo federal. Eu entrei na blogosfera para ajudar a engrossar o coro daqueles que defendiam o partido e o governo popular democrático de Lula. Hoje não vejo mais razões para desempenhar esse papel, pois quem eu defendia não quer ser defendido.
Nesses 30 anos de lágrimas, alegrias e decepções, eu suportei muitas ofensas e agressões, mas sempre achei que valia a pena porque acreditava que apesar dos erros e tropeços cometidos, as qualidades compensavam os defeitos. Hoje não penso mais assim, me tornei órfão de partido e de governo. Quem eu iria defender?
Desde o ano passado eu vinha cobrando o PT a sair das cordas, posição que se mantém desde 2005. A combatividade que era sua marca registrada foi transformada em covardia política. Hoje o PT e o governo não se defendem, abandonam companheiros à própria sorte e rezam para que a imprensa não os moleste, sem esboçar qualquer tipo de reação, pelo contrário o que vemos são políticos do partido e do governo buscando holofotes e engrossando o coro dos golpistas.
Eu não tenho a menor admiração por Palocci, defendi o governo dos ataques nesses primeiros meses porque sei por experiência própria as verdadeiras intenções dos adversários. A decepção com o PT foi muito grande nesse período de fritura de Palocci. Não foi a imprensa nem a oposição que o derrubou, mas o PT, que se transformou em um partido onde a maioria dos políticos estão mais interessados nas nomeações que podem conquistar na máquina administrativa.
Como eu posso defender um partido que não sai em defesa dos seus quadros, mesmo sabendo que um deles estava sofrendo um massacre nos moldes de “julgamento político” que tentou derrubar Lula em 2005 e inviabilizar a candidatura Dilma em 2009? Que possui presidentes regionais capazes de fazer coro com quem quer fragilizar o governo? Que tem um senador que sai em defesa agressiva de Aécio e não é capaz de dizer uma palavra em defesa de um ministro do seu partido? Que teve duas oportunidades de mostrar a unidade do partido e se negou a defender o governo?
A gota d’água foi a decisão da bancada do senado em não publicar nota em defesa do ministro e que motivou o pedido de demissão mesmo após o PGR afirmar que não existia nenhum tipo de irregularidade e a comissão de ética não encontrar nenhum tipo de desvio ético nas atividades do ministro.
O governo não agiu melhor nessa história. Dilma, ao contrário do que Lula cansou de fazer, lavou as mãos desde o início, em nenhuma oportunidade veio a público defender seus ministros, sim porque fez o mesmo com Ana de Hollanda. Mas o maior erro de Dilma foi dar o cargo na casa civil a uma senadora do partido, não que eu tenha algo contra Gleisi Hoffman, a crítica é impessoal, mas com isso ela premiou a trairagem, depois de não ter movido uma palha para intervir no fogo amigo. A senadora tinha sido acusada de pedir a cabeça de Palocci em reunião com Lula, depois o senado se recusa a emitir nota em defesa, daí o ministro pede demissão e os senadores são premiados? Párem o mundo que eu quero descer, não tenho estômago para ver isso no partido que defendi por toda a minha vida. Continuo torcendo para o sucesso de Dilma, mas vou tratar de cuidar da minha vida a partir de hoje.
Só tem uma pessoa que manteve intacto o meu respeito e admiração: Lula. Eu o acompanho desde 1979 e nunca me decepcionou. Esse guerreiro esteve do lado certo o tempo todo e avisou que o governo Dilma iria se arrastar se Palocci saísse. Dilma resolveu pagar para ver deixando que Palocci fosse fritado pelo PT. Não ouviu a o maior responsável por ela ocupar hoje o maior cargo da nação. Para defender Lula eu posso dar a minha vida, mas só por ele a partir de hoje. Quando Lula precisar eu estarei ao seu lado.
Queria poder agradecer e dar um abraço em cada um dos amigos que fiz aqui, mas a amizade é algo que não termina com essa aposentadoria. O meu twitter é @LEN_Brasil e quando quiserem papear vão me encontrar por lá. O Blog não acaba aqui, ele vai continuar, vai ficar sob a responsabilidade do cumpadi Giovani do blog O Cachete, que é um amigo por quem tenho a maior admiração e respeito. Acho que o cumpadi Diafonso está meio chateado com minha decisão e disse que se eu sair ele não vê mais motivo para continuar no blog, mas acho que ele vai reavaliar a decisão, gostaria muito que ele continuasse a publicar seus posts por aqui e colaborasse com o Giovani.
Um grande abraço do sempre amigo LEN.
Opinião dO Cachete:
Estamos todos tristes. Me ofereci para esta grande responsabilidade de manter o Blog Ponto & Contraponto para que este continuasse a existir. Espero que seja apenas um período de descanso espiritual no nosso amigo LEN. Eu vou só tomar conta do Blog. E ficar esperando seu retorno, meu irmão! 

2 comentários:

T.G. Meirelles disse...

Toda essa história com o Palocci está trazendo uma série de transtornos para este lado da trincheira. Pena... No caso do Len, pelo menos o blog não poderia estar em melhores mãos. O Len vai voltar. Não por causa de pessoas, mas por causa da CAUSA!
Abração, Giovani!

Giovani de Morais e Silva disse...

Meu irmão Meirelles! Mais uma vez, obrigado pelo carinho... Um grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)