Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

sábado, 12 de junho de 2010

Luciano Siqueira - Uma Curta Biografia de um Grande Homem


O Camarada Luciano Siqueira

Luciano Siqueira (Natal/RN, 1942) é um médico, escritor e político de Pernambuco. É formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. Começou a militância política na Ação Popular em 1966 e ingressou no Partido Comunista do Brasil em 1972.

Natural de Natal, Luciano Siqueira se transferiu para Recife ainda adolescente, quando ingressou como voluntário no Movimento de Cultura Popular (MCP), na gestão do então Prefeito Miguel Arraes.

Foi líder estudantil na década de 60, quando cursava medicina na Universidade Federal de Pernambuco. No combate ao regime militar, foi cassado dos seus direitos de estudante por 3 anos. De 1970 a 1974, fugindo da perseguição policial, já militando no Partido Comunista do Brasil, atuou na clandestinidade, sobrevivendo como vendedor ambulante no interior do Nordeste.

Preso e torturado em abril de 1974, reconquistou a liberdade em 1976, quando retornou à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco. Como médico, trabalhou em projetos de Saúde Comunitária e fez pós-graduação em saúde pública.

Exerceu o mandato de deputado estadual pelo PMDB, sendo eleito em 1982. Como dirigente estadual e nacional do PC do B, participou de mobilizações pela Anistia, Diretas Já, Constituinte de 88 e Fora Collor, além de se destacar nas articulações para unir a esquerda em Pernambuco.

Foi Vice-prefeito de Recife entre 2000 e 2008, tendo sido reeleito no pleito eleitoral de 2004. Em 2006, foi candidato ao Senado representando o campo progressista e obteve 33% dos votos válidos no Recife.

Em 2008, tentou ser postulante ao cargo de prefeito do Recife. Porém, acabou por desistir, ainda no primeiro semestre, em favor do apoio ao candidato João da Costa (PT).

Foi eleito vereador do Recife para o mandato de 2009-2012 com a segunda maior votação da história da cidade de Recife.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Opinião dO Cachete:
Conheci o Luciano Siqueira pessoalmente no aniversário de um amigo comum a nós dois. Ele era o vice-prefeito e chegou no aniversário sem seguranças, com apenas 2 assessores. Cumprimentou a todos sem frescura e participou da festa como apenas mais um do grupo dos amigos de Maviael. Se alguém precisa de uma referência de honestidade, capacidade, decência e visão de futuro, este cidadão atende a todos estes requisitos.

2 comentários:

Profdiafonso disse...

Assinado embaixo, Cumpadi!

Na campanha para reeleição de João Paulo, ele esteve na rua em que morava e adentrou, jutamente com João Paulo e Humberto Costa (a quem já conhecia pessoalmente), a minha residência, a convite. Entrou, comeu um docinho, bebeu uma aguinha gelada sem mais delongas. Simples, tranquilo e deixou transparecer um quê de humanismo à flor da pele.

Abs, cumpadi!

Giovani de Morais e Silva disse...

Ele é show, Cumpadi!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)