Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Candidatura Jarbas - Outro Barco que Afunda


Uma Relação em Colapso
Vai se Transformar um Buraco Negro

Piora as relações de Jarbas com o PSDB - Por trás da decisão do DEM e do PMDB, de exigir fidelidade dos seus prefeitos, sob pena de excluí-los da legenda, estaria a intenção de pressionar o PSDB a tomar idêntica posição. É claro o desconforto do senador Jarbas Vasconcelos com o posicionamento político dos tucanos, que em sua maioria são eleitores declarados do governador Eduardo Campos. Isso já foi dito em linguagem cifrada ao principal líder do partido em Pernambuco, senador Sérgio Guerra, porém o quadro não se alterou.

Deve ser dito, entretanto, a bem da verdade, que Sérgio Guerra fez gestos concretos para tentar desencorajar Jarbas a se candidatar a governador, por considerar suas possibilidades de vitória bastante reduzidas. Primeiramente, ele declarou em público que não se sentia em condições de fazer oposição a Eduardo Campos, tanto por ser seu amigo como também por ter feito parte dos dois últimos governos de Miguel Arraes. Depois, recusou-se a entrar na chapa majoritária como candidato à reeleição.

Foram recados muito diretos de que não pretende envolver-se com o pleito estadual com o grau de intensidade e de comprometimento político que o senador peemedebista gostaria. E, se não bastasse tudo isto, ele chegou a dizer numa entrevista a esta “Folha” que a grande maioria dos prefeitos do PSDB é originária do PSB e que nada poderá fazer para evitar que eles apoiem o governador Eduardo Campos. Portanto, se a intenção do DEM e do PMDB foi constrangê-lo a tentativa foi infrutífera.

Na base - O ex-deputado Antonio Mariano (ex-PFL) agora está na base de apoio ao governador Eduardo Campos. Ele foi nomeado ontem para exercer o cargo, em comissão, da gerente geral de acompanhamento de processos da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

Mais um - O próximo palanque da oposição a ser desmontado no interior será o de Buíque, cujo prefeito, Jonas Camelo (PSDB), também cogita a hipótese de apoiar Eduardo Campos. Ele já consultou seu deputado estadual, Claudiano Martins (PSDB), que não fez objeção. O vereador, presidente da Câmara e tio dele, Rômulo Camelo, diz que não vai “remar contra a maré”.

Passo atrás - Após ter anunciado em Belmonte que votaria em Jarbas pra governador, o médico e ex-vice-prefeito do município, Vital Sobreira (PTB), voltou atrás após ter tido uma conversa com o secretário Ranilson Ramos (agricultura), de quem é amigo há muitos anos. O secretário agendou uma audiência dele com o governador, no próximo dia 19, lá mesmo em Belmonte.

Manifesto 1 - O prefeito de Granito, Ronaldo Sampaio (PMDB), parente distante do dirigente estadual do partido, Dorany Sampaio, está recolhendo assinaturas de membros da legenda para publicar na imprensa um manifesto de apoio à reeleição de Eduardo Campos.

Manifesto 2 - Ronaldo Sampaio (PMDB), que é eleitor de Inocêncio e Sebastião Oliveira (PR), não aceita ser chamado de “dissidente” nem tampouco de “traidor”. Se dissidente há, disse ele, ontem, no Recife, é Jarbas Vasconcelos, “que não segue a orientação do partido”.

À espera - Osvaldo Coelho (DEM) não gosta que digam que ele já teria tomado a decisão de se candidatar mais uma vez à Câmara Federal para “armar” palanque para Jarbas no São Francisco. Mas pelo menos um prefeito da região está no aguardo de uma decisão dele: Haroldo Tavares (DEM), de Verdejante.

Inaldo Sampaio é jornalista e escreve de segunda a sábado neste espaço (Folha de PE).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)