Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

domingo, 18 de abril de 2010

Também no Twitter Dilma é mais Popular do que o $erra

Dilma tem mais tweets positivos que Serra

José Serra (PSDB) tem mais de 200 mil seguidores em seu perfil no Twitter, criado há mais de 1 ano. Dilma Rousseff entrou no micloblog criando seu perfil só neste mês de abril de 2010 e tem menos de 30 mil seguidores quando este post foi escrito. Mas quando se analisa o número de menções aos dois candidatos, fica então claro que a diferença não é tão grande. Aliás, a petista tem mais "tweets" positivos que o tucano, segundo levantamento realizado pela empresa especializada Bites.

A análise foi realizada em 2 dias separados, um bom para o tucano (10.abr.2010, quando o PSDB fez uma festa para lançá-lo ao Planalto) e outro bom para a petista (12.abr.2010), o primeiro dia completo que ela esteve no Twitter.

Eis os dados e a reportagem publicada hoje (18.abr.2010) pela "Folha de S.Paulo":

Popularidade de Dilma e Serra é testada no Twitter

Ex-governador lidera em seguidores, mas ex-ministra tem mais menções favoráveis

Na semana em que tucano lançou candidatura e petista estreou na rede, estudo faz balanço de citações neutras, positivas e negativas a eles


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A disputa entre tucanos e petistas no microblog Twitter apresenta números favoráveis para os dois lados. O pré-candidato a presidente José Serra (PSDB) é o campeão em número de seguidores, com mais de 200 mil. Dilma Rousseff (PT) passou dos 28 mil seguidores ontem, mas consegue mais mensagens positivas do que seu adversário.

O Twitter é um microblog no qual as pessoas podem escrever mensagens de até 140 caracteres. Entre as várias mensurações possíveis da popularidade de um tuiteiro estão o número de seguidores e as mensagens escritas sobre essa pessoa.

O volume de dados é na casa dos milhares. A Folha pediu ajuda a uma empresa especializada nesse tipo de análise. A Bites (www.bites.com.br) fez um levantamento sobre como se manifestam os internautas a respeito de Serra e Dilma em dois dias específicos.

Um das datas foi o último dia 10, quando o tucano se lançou pré-candidato a presidente, numa grande festa do PSDB. Supostamente, seria um dia positivo para Serra. A segunda data foi a última segunda-feira, o primeiro dia completo da petista com perfil oficial no Twitter -Dilma havia começado na noite anterior, domingo.

Nesses dois dias, a Bites coletou 100% dos "tweets" (postagens) com menções a Serra e a Dilma. Foram 8.458 posts coletados e analisados, um a um, por uma equipe de profissionais treinados para esse fim. Dilma liderou com 4.707 citações. Serra obteve 3.751. A Bites trabalha para várias empresas classificando citações sobre marcas e produtos na internet.

Foi usado na análise um sistema conhecido como IF (Índice de Favorabilidade), desenvolvido pela própria Bites e pelo professor Marcelo Coutinho, da Fundação Getúlio Vargas. Trata-se de uma medida da qualidade da exposição da marca, instituição ou pessoa com base na quantidade de comentários positivos, neutros e negativos a seu respeito.

O IF varia de 0 a 1, sendo 1 o melhor resultado. A conta é feita a partir do total de menções menos as negativas, dividido pelo total de mensagens.
Para o perfil de Dilma (@dilmabr) no Twitter, foram identificadas 599 menções positivas, 3.482 neutras e 626 negativas. O IF ficou em 0,86 no dia 12, que foi o analisado.

Já Serra (@joseserra_) alcançou 504 menções positivas, 2.507 neutras e 740 negativas. O seu IF foi de 0,80 no dia 10.
O resultado da análise dos "tweets" sobre Serra e Dilma ajuda a entender como funciona o universo da internet na política. Muitas vezes, o número de seguidores ou de menções não é tão relevante como a qualidade do que é dito.

Dilma recebeu muitas perguntas, mas seu perfil permaneceu em silêncio e não seguiu a regra de ouro das redes sociais que manda dialogar com os seus seguidores virtuais, diz o levantamento da Bites. Ainda assim, teve um número maior de "tweets" positivos e neutros do que seu adversário.

No caso de Serra, tucanos e aliados foram os principais difusores de posts no dia 10. "Em razão dessa estratégia, o índice de RTs (tweets replicados) foi bastante alto, a maioria extraída do discurso de Serra", diz a Bites. Mas foi também um sinal de que a rede serrista tende a ser circunscrita ao universo do partido.

Fonte Blog do FERNANDO RODRIGUES

Opinião dO Cachete:

Nada demais! Já era esperado. Pena que a notícia saiu em um cantinho obscuro do Portal UOL... e pouca gente deve ter lido.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)