Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Cuba Construirá 101 Centros de Atenção Médica Primária no Haiti

E Tem Quem os Chamem de Inimigos dos Direitos Humanos

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, informou nessa quarta-feira na Conferência Internacional de Doadores para o Novo Futuro do Haiti, que se realiza na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), que seu Governo tem projetado construir 101 centros de atenção médica primária para o povo haitiano.

Estes centros de atenção primária poderão atender "2,8 milhões de pacientes e realizar 1,3 milhões de urgências médicas, 168 mil partos e (aplicar) 3 milhões de vacinas", sustentou o chefe da diplomacia cubana.

Também acrescentou que o plano inclui 30 hospitais de referência de nível terciário, distribuídos por todo o país e dotados de tecnologias avançadas para atender mais de dois milhões de pacientes, assim como também praticar 54 mil cirurgias e receber um milhão de urgências.

Igualmente, tem previsto a criação de centros de eletromedicina, um programa de higiene, 30 salas de reabilitação e fisiatria, e dois laboratórios de próteses, sustentou Rodríguez.

O plano de saúde também abarca a criação de um hospital onde trabalharão 80 especialistas do mais alto nível que se responsabilizarão pelos serviços e departamentos clínicos e formarão profissionais haitianos que paulatinamente substituirão os galenos de Cuba.

Todo o plano de saúde para o Haiti terá um custo de 690 milhões de dólares, aproximadamente.

Apesar do projeto ainda está se concretizando, no Haiti já se encontram funcionando 23 dos centros de atenção primária, onde se realizaram 20 mil consultas, quase 1.400 partos, 6.500 imunizações e 75 mil terapias psicossociais a 75 mil crianças, expressou Rodríguez.

O diplomata comentou que, na atualidade, os haitianos também contam com 15 hospitais comunitários, 21 salas de reabilitação, nas quais trabalham 783 médicos cubanos, 481 haitianos e 278 de outros países, todos estes graduados em Cuba.

A notícia é da Telesul

Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)