Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

terça-feira, 9 de março de 2010

O Grande Lider e o Suicida

Nelson Rolihlahla Mandela
Presidente da África do Sul de 1994 a 1999
18-7-1918, Umtata, Transkei

Membro desde 1944 do Congresso Nacional Africano (CNA) e filho de um chefe da tribo dos xhosas, Mandela estudou Direito e tornou-se um dos líderes do movimento antiapartheid da África do Sul. Esteve na prisão em 1956, acusado de alta traição, sendo libertado em 1961. Em seguida, trabalhou clandestinamente no CNA. Após a proclamação do estado de exceção em 1960, o CNA foi considerado ilegal e Mandela foi novamente preso dois anos depois. Em 1964, foi condenado à prisão perpétua. Encarcerado, Mandela tornou-se símbolo da luta contra o apartheid. Sua libertação, com Frederik Willem de Klerk no poder, em 1990, representou uma mudança nos destinos da África do Sul. O líder histórico do CNA tornou-se seu presidente e participou da transformação democrática do país. Apesar da resistência dos nacionalistas bôeres e do partido zulu Inkhata, dirigido por Mangosuthu Buthelezi, chegava ao fim o governo da minoria branca. Depois das primeiras eleições livres para o Parlamento, realizadas em 1994, Mandela foi o presidente aclamado do país. Integrou o partido Inkatha e dos bôeres e assegurou um futuro político e econômico para uma sociedade dividida pela segregação racial. Em maio de 1996, a África do Sul celebrava a primeira Constituição do país. Em 1993, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz com De Klerk. Preparou, cuidadosamente, sua substituição na presidência e foi sucedido por Thabo Mbeki, seu vice-presidente.

Opinião dO Cachete:

Durante toda sua vida Mandela lutou contra um regime que não concordava. Foi preso. Sofreu atrocidades nas prisões sulafricanas... Mas nunca fez greve de fome!
Greve de fome é uma tentativa de suicídio... e todo suicida é um covarde!
Morrer é mais fácil que viver!

Guillermo Fariñas - Em Greve de Fome

Neste momento diversos segmentos da Direita Mundial estão torcendo pela morte do preso dissidente (?) Guillermo Fariñas apenas para pressionarem o Governo Cubano quanto à questão dos presos políticos. Aqui no Brasil a pressão é sobre o Presidente Lula, para que ele faça intervenções na política interna de Cuba. Esses segmentos são verdadeiros abutres, ou chacais prontos a cravarem seus dentes na carniça dos cadáveres dos suicidas famélicos cubanos. Canalhas!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)